sábado, 3 de março de 2012

MPB4 é a proxima atração da noite da seresta dia 9

O grupo MPB 4 é a próxima atração da Noite da Seresta realizada na sexta-feira (09) na Praça do Rádio Clube. O show é uma realização da prefeitura de Campo Grande por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) com o apoio da Confraria do Tom.

O MPB4 já estava contratado pela Confraria do Tom para fazer um show juntamente com Toquinho no final do ano passado, mas em virtude do mau tempo o voo que traria o grupo a Campo Grande foi cancelado impedindo a apresentação dos artistas.

De acordo com informações do coordenador da Confraria do Tom, deputado estadual (licenciado) Carlos Marun o acertado com o MPB 4 seria a realização de um show no primeiro semestre de 2012. “Fizemos todo o possível para que o MPB 4 chegasse a tempo de se apresentar com o Toquinho trazendo no repertório 40 anos de Musica Popular Brasileira, mas infelizmente não foi possível. Os integrantes do grupo até gravaram um vídeo no aeroporto explicando o motivo de sua ausência no evento e se comprometendo de fazer um show no primeiro semestre deste ano”.

O secretário de Governo Rodrigo Aquino explicou que em conversa realizada entre a prefeitura e a Confraria do Tom ficou acertado que assim que o grupo tivesse agenda livre, a Noite da Seresta seria com o MPB 4. “A Noite da Seresta é um evento que traz grandes ícones da Musica Popular Brasileira a Campo Grande. Por isso assim tomamos conhecimento da proposta da Confraria em trazer o MPB 4 para uma apresentação na Praça do Rádio, topamos na hora”.

Por isso, a Confraria do Tom juntamente com a Prefeitura de Campo Grande convida aos amantes da Música Popular Brasileira que compareçam na Noite da Seresta que será realizado na Praça do Rádio Clube na próxima sexta-feira dia 09 de março.

“Conversei com o Miltinho (MPB4) e ele me garantiu que a apresentação será belíssima. O grupo está ansioso pela chegada a Campo Grande. Me disse que trarão na bagagem muita música boa e a gratidão pelo povo campo-grandense que sempre os acolheram carinhosamente. Estávamos em divida com o público que sempre nos prestigia nos eventos da Confraria do Tom, por isso resolvemos cumprir nossa promessa e apoiar a vinda do MPB4 na Noite da Seresta ”, pontuou o deputado Marun.

Biografia MPB 4 - O grupo que foi criado em meados de 1962 teve a sua primeira formação que durou até o ano de 2004, os músicos: Miltinho - Milton Lima dos Santos Filho; Magro - Antônio José Waghabi Filho; Aquiles - Aquiles Rique Reis e Ruy Faria - Ruy Alexandre Faria. Agora a nova formação é feita por Magro Waghabi, Aquiles, Miltinho, e Dalmo Medeiros - Dalmo Medeiros.

Seus principais gêneros musicais são samba e MPB. Com um repertório marcado por composições de personalidades da Música Popular Brasileira, como por exemplo, Milton Nascimento e Chico Buarque.

Em 1964 gravam o primeiro compacto simples "Samba Bem", onde entram em contato com promissores da música popular brasileira como Chico Buarque e Quarteto em Cy. Nesse encontro formam uma parceria com Chico Buarque que teve a sua duração aproximadamente dez anos. Chico Buarque é considerado o quinto integrante do quarteto.

Um dos maiores destaques nesta década são as músicas "Quem te viu, quem te vê" e "Roda Viva", ambas de 1967. Além disso, ganharam espaço também nos famosos festivais de música, produzidos pela Rede Record.

O primeiro LP do grupo foi lançado em 1966, com o título "MPB4". As principais músicas foram "Lamento", "Teresa Tristeza". Em seguida no ano de 1967, lançaram outro trabalho, com as músicas "Quem te viu quem te vê", "Brincadeira de Angola", "Cordão da Saideira" e "Gabriela", que ficou em 6º lugar no III Festival da Música Popular da Rede Record.

Os anos 1990 lançaram discos importantes e com grande aceitação de crítica e de público, como Samba da Minha Terra (1991). Os primeiros discos do grupo, ao vivo, foram A Arte de Cantar ao Vivo (1995) e Melhores Momentos (1999). Continuam com a parceria com o grupo Quarteto em Cy em Bate-Boca (1997) e Somos Todos Iguais (1998).

O trabalho não para e no ano de 2000 lançam dois trabalhos, o Quarteto em Cy e Vinícius e a Arte do Encontro, mas em 2004, Ruy Faria sai do grupo e quem assume é o músico Dalmo Medeiros, o mais novo integrante do MPB4.

Com a participação de Chico Buarque, Milton Nascimento, Cauby Peixoto, Roberta Sá, entre outros, em 2006, é lançado o DVD "MPB-4 40 Anos". Em 2008, o grupo gravou, junto com Toquinho, CD e DVD ao vivo, lançados pela gravadora Biscoito Fino.

O evento Noite da Seresta é promovida pela prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) uma vez ao mês na sexta-feira, e traz a Campo Grande ícones da música brasileira, para se apresentarem na Praça do Rádio Clube.

Nenhum comentário: