quinta-feira, 22 de março de 2012

Festival Canta Caarapó terá verba da Fundação de Cultura de MS

Assessoria

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) divulgou nesta semana os projetos aprovados para receber recursos do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul 2012 (FIC-MS). Serão disponibilizados R$ 1,5 milhão para financiar ações de iniciativa da comunidade artística e cultural de Mato Grosso do Sul.

Entre 193 projetos recebidos para análise, serão contempladas iniciativas culturais de 18 municípios em diversas macrorregiões do Estado.

Caarapó é um dos municípios beneficiados com recursos do FIC 2012. Conforme o coordenador do Departamento de Cultura e Turismo local, José Carlos Fagundes, o Cobrinha, serão destinados R$ 25 mil para custear despesas com o 8° Festival Canta Caarapó, previsto para o fim deste ano. “Todos os anos, realizamos o festival com recursos próprios, mas em 2012 fomos agraciados com a aprovação do projeto que elaboramos e encaminhamos para análise da Fundação de Cultura e então teremos um reforço de caixa para melhorar a qualidade do evento”, observou Cobrinha.

Esta é a segunda vez que Caarapó é beneficiado com recursos da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul no mandato do prefeito Mateus Palma de Farias (PR): em 2009, a Banda Municipal Villa-Lobos adquiriu diversos instrumentos musicais com recursos dessa fonte.

Conforme o presidente da FCMS, Américo Calheiros, a cada ano percebe-se uma sensível melhora na qualidade dos projetos apresentados, destacando que as propostas são de grande mérito no que concerne à promoção do acesso da população à arte e à cultura. “É importante destacar que o aumento de 25% nos recursos do FIC-MS possibilitou a aprovação de um número maior de projetos que beneficiarão diversas regiões do Estado.

Acredito que as iniciativas culturais aprovadas proporcionarão um grande estímulo e um significativo avanço para a cultura sul-mato-grossense”, destacou.

“O projeto do Festival Canta Caarapó, contemplado para receber recursos do FIC, entrou para a história cultural do município em que o prefeito municipal acreditou e realizou durante o seu mandato, sempre dando oportunidade para revelar talentos e divulgando a arte da música, abrindo espaço também os artistas da aldeia indígena, mostrando a sua qualidade e talento”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Caarapó, Carlos Martins, cuja pasta abriga o Departamento de Cultura e Turismo.

O coordenador Cobrinha ressaltou que se sente feliz por ter conseguido a aprovação de dois projetos para o setor de cultura do município. “Com o apoio recebido da Fundação de Cultura, teremos uma estrutura maior para o evento e desde já contamos com a participação dos calouros caarapoenses para que o festival repita o sucesso das edições anteriores”, finalizou.

Nenhum comentário: