terça-feira, 27 de março de 2012

Sistema on-line informa horário correto dos ônibus em SP

Folha.com

Esperar ônibus é muito chato. Mas se o sistema que a SPTrans (empresa municipal de transporte urbano de São Paulo) promete colocar em operação funcionar direitinho, a chatice acabou.

De qualquer computador, iPhone ou smartphone que use o sistema operacional Android será possível saber exatamente onde estão naquele momento os ônibus de uma determinada linha. Cada veículo, com seu respectivo número, estará representado em um mapa.

Além disso, em 160 paradas dos seis corredores chamados "inteligentes" --porque contam com fibra ótica-- o sistema vai informar a hora exata em que o ônibus deve passar por ali.

O acesso ao sistema será feito pelo endereço olhovivo.sptrans.com.br.

O sistema acerta o horário exato em 67% das vezes, diz Mauricio Lima Ferreira, diretor de Gestão de Tecnologia da Informação e Receita da SPTrans. Com uma diferença de dois minutos, o índice de acerto sobe para 90%.

Ferreira explica que o usuário terá acesso à mesma base de dados usada pelos técnicos da SPTrans para monitorar a rede de 15 mil veículos divididos em 1.360 linhas e espalhados por 17 mil pontos em toda a cidade. A SPTrans atende em média 9 milhões de passageiros por dia.

Cada veículo é equipado com um sistema que passa sua localização, via satélite, a cada 85 segundos.


WI-FI

Também partir de hoje, oito paradas do corredor Rebouças, na região central, terão internet sem fio disponível aos usuários. De graça.

O acesso será feito por no máximo 15 minutos. O usuário terá de se cadastrar, também gratuitamente. Passados os 15 minutos, a conexão cairá e o usuário só poderá voltar ao sistema no mínimo uma hora depois.

Há bloqueios aos conteúdos pornográficos ou de apologia a crimes.

O serviço já funciona no terminal Santo Amaro, na região do Largo Treze (zona sul), mas o primeiro ponto instalado foi na parada da rua Consolação com a avenida Paulista.

Nenhum comentário: