quarta-feira, 21 de março de 2012

Educação lança nova versão do referencial curricular de MS

O governo de Mato Grosso do Sul, representado pela secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, recebeu diretores, coordenadores pedagógicos e supervisores de Gestão das unidades escolares da Rede Estadual e diretores de Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs) ontem (20), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, para o lançamento de ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação (SED).

Os lançamentos fazem parte das grandes transformações que a educação de Mato Grosso do Sul vem passando nos últimos anos, como explica Maria Nilene:

“A Secretaria de Educação procura adequar suas ações para que as escolas garantam aos nossos estudantes uma formação condizente com as exigências atuais e produzam cidadãos críticos e participativos que dominem técnicas e sejam inovadores”.

A SED, no cumprimento de sua responsabilidade institucional e embasada nas novas propostas de currículo e diretrizes que vêm sendo discutidas e apresentadas pelas instâncias oficiais do país, propôs a atualização do Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

A nova versão, que será apresentada durante o evento, foi baseada na necessidade da SED em propor um currículo que atenda às particularidades e expectativas dos estudantes sul-mato-grossenses.

“A SED está convicta do caráter formativo e transformador que o Referencial Curricular deve oferecer, acompanhando a velocidade de produção e circulação de informações em todas as áreas do conhecimento e da tecnologia, resultando assim em um documento que é um convite a todos os gestores, coordenadores e professores para que, juntos, trabalhem em prol da educação de Mato Grosso do Sul” destaca Nilene Badeca.

Uma das ferramentas que estimulam a melhoria do desempenho da escola e o sucesso da aprendizagem dos estudantes, pela identificação e reconhecimento, como referência nacional, de estabelecimentos escolares que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão, é o Prêmio Gestão Escolar, que se destaca como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de autoavaliação das escolas públicas brasileiras, tendo como principal objetivo a melhoria da gestão e qualidade do ensino.

O Planejamento Online, que também será apresentado aos profissionais da educação, é um instrumento que facilitará o trabalho pedagógico dos professores e dos coordenadores pedagógicos no seu dia a dia. O planejamento busca criar alternativas para a integração do fazer diário do professor com as novas tecnologias, possibilitando avanços em seu cotidiano.

O evento contou também com a presença de 11 escolas estaduais da Capital, que receberam certificados e selos de participação e bons resultados no projeto “Escola Segura, pelo direito de ir e vir”, promovido pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande (Agetran). O projeto tem como objetivo diminuir os acidentes de trânsito causados no trajeto casa/escola e escola/casa.

Nenhum comentário: