sexta-feira, 23 de março de 2012

Sebrae lança ExpoArt na semana do artesão

Capacitar o artesão sul-mato-grossense para os grandes eventos esportivos que acontecem nos próximos anos no País é o que pretende o novo projeto do Sebrae.

O ExpoArt foi pensado para que os artesãos formalizados e micro e pequenas empresas de artesanato possam comercializar seus produtos em showrooms, que serão criados nas cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o Departamento de Turismo da África do Sul, a atividade mais realizada pelos turistas na Copa de 2010 foi fazer compras: 96% deles adquiriram algum produto no país e 34% tiveram interesse pela cultura local. Para a técnica do Sebrae, Anna Karolina, esses dados destacam a importância de fomentar a identidade regional do artesanato sul-mato-grossense e agregar valor aos produtos, aproveitando os mega eventos esportivos como fator de mobilização e oportunidade de mercado.

A primeira ação tomada pelo projeto será fazer um levantamento dos principais artesãos do Estado para saber quais estão preparados para produzir em grande escala. As inscrições para os profissionais interessados serão abertas no dia 21 de maio e vão até 29 de junho e poderão participar apenas aqueles formalizados. Haverá depois um processo seletivo que definirá quais os artesãos aptos para compor o projeto.

O ExpoArt acontecerá até 2015 e durante este período o artesão vai poder participar de capacitações e oficinas, que irão abordar desde a gestão de uma empresa até o design das embalagens dos produtos. O lançamento do projeto acontecerá na noite de encerramento da Semana do Artesão, no dia 23 de março, às 19 horas.

Programação

Além da apresentação do ExpoArt, a Semana do Artesão também conta, desde o dia 20 de março e até 16 de abril, com uma exposição dos principais artesãos do Estado na Casa do Artesão.

Nesta sexta-feira, dia 23 de março, acontece ainda o Lançamento do livro Vozes do Artesanato, às 8h30, no Anfiteatro da Governadoria. A obra conta a história do artesanato sul-mato-grossense. No mesmo dia, às 19 horas, junto ao lançamento do projeto Expoart, no Mezanino da Fundação de Cultura do MS, acontece o encerramento da Semana, com premiações e apresentações culturais.

Nenhum comentário: