quarta-feira, 14 de março de 2012

Semana do Artesão terá exposição,livro e noite cultural

Assessoria
O governo do Estado, através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, celebra o Dia do Artesão (comemorado em 19 de março) com uma extensa programação que contará com exposição, lançamento de livro e noite cultural.

A Semana do Artesão acontece de 20 a 23 de março em eventos com entrada franca.

A Semana começa dia 20 de março, às 17 horas, com a abertura da Exposição Temporária na Casa do Artesão.

As peças apresentam um panorama do artesanato de Mato Grosso do Sul e o seu desenvolvimento como gerador de renda a partir de ações de fomento do governo estadual.

Participam artesãos de sete entidades do Estado: Associação de Artesanato de Mato Grosso do Sul, Associação de Artesãos da Praça dos Imigrantes, Federação Nacional de Artesãos de Mato Grosso do Sul, Incubadora Zé Pereira, Proart-MS, Sindicato dos Artesãos e União Estadual dos Artesãos.

A Exposição Temporária apresenta grande variedade de peças, produzidas com matérias-primas diversas e que apresentam os traços de cada região produtora do Estado.

A mostra permanece aberta ao público até o dia 16 de abril. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e sábados, das 8h às 12h. A entrada é gratuita.

A Fundação de Cultura lança no dia 23 de março, às 8h30, no auditório da Governadoria o livro Vozes do Artesanato, que resgata e registra a história desta arte e das pessoas que se destacaram na criação das identidades culturais sul-mato-grossenses.

O livro faz parte da série Vozes, projeto que divulga a história das artes do Estado. Os perfis revelam a personalidade e os sentimentos de artistas que se destacaram na fabricação de peças que são reconhecidas nacionalmente.

Ainda no dia 23 de março a Fundação de Cultura realiza às 19 horas, no mezanino do Memorial da Cultura e da Cidadania a Noite Cultural do Artesão e o lançamento do Expoart.

A Noite Cultural é uma festa em homenagem aos artesãos do Estado que contará com apresentações culturais e premiações.

Já a Expoart é um projeto do Sebrae/MS que prepara o artesanato brasileiro para a comercialização em grandes eventos e feiras.

Nenhum comentário: