domingo, 18 de março de 2012

FCMS lança Vozes do Artesanato e homenageia artesão de MS

Dando sequência à série de livros “Vozes”, que retrata personalidades das diversas categorias da arte sul-mato-grossense, o governo do Estado, através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), lança no próximo dia 23 de março (sexta-feira) o livro Vozes do Artesanato.

O evento acontece no auditório da Governadoria, às 8h30 e integra a programação oficial da Semana do Artesão.

Vozes do Artesanato é o terceiro livro da série publicada pela Fundação de Cultura, que nas anteriores tratou da dança e do teatro, e tem registro na Biblioteca Nacional. Neste volume, o foco é o artesanato de Mato Grosso do Sul, representado por 38 artesãos, além dos modos de produção coletivos das cerâmicas Terena e Kadiwéu, e de três homenagens póstumas.

A obra contou com uma rede de colaboradores de todo o Estado, incluindo jornalistas, fotógrafos, pesquisadores, designers, entre outros, sendo de grande relevância para a cultura sul-mato-grossense. A tiragem inicial é de dois mil exemplares, que serão distribuídos em bibliotecas públicas e embaixadas brasileiras no exterior.

O presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, ressalta que o conceito do livro é homenagear todos os artesãos de Mato Grosso do Sul, responsáveis por uma produção expressiva e pujante da economia da cultura, fonte de sobrevivência de inúmeras famílias e que cada vez mais ultrapassa as fronteiras do Estado.

“É uma forma de registro de nossa cultura, destacando as suas trajetórias, as singularidades de seus trabalhos, a contribuição prestada ao aprimoramento técnico do artesanato do Estado de Mato Grosso do Sul, e ao mesmo tempo, reconhecendo o papel dessas personalidades e homenageando-as”, analisa Calheiros.

O governador André Puccinelli destaca que a publicação vai além de seu papel social como instrumento de conhecimento. “Esta obra se insere nas publicações oficiais que documentam a cultura sul-mato-grossense, oportunizando ao cidadão a informação e a compreensão das manifestações culturais do nosso Estado. Democratiza-se assim o acesso a informações, não raro inéditas no registro escrito, em especial no caso do Artesanato. É uma nova peça na política governamental de produzir e difundir o saber cultural, aliado à desafiadora busca pela formação de leitores em nossas cidades.”

A gerente de Atividades Artesanais da FCMS, Arlene Vilela, ressalta que no dia 19 de março é o Dia de São José, protetor dos artesãos: “Toda profissão tem o seu dia, então desta vez organizamos a Semana do Artesão, como forma de celebração ao trabalho desses que expressam seus sentimentos através da arte.

O livro é um registro de suma importância, pois faz um resgate dos pioneiros do artesanato do Estado.”

O organizador do livro, Fabio Pellegrini, destaca que a obra conta com vários autores e fotógrafos, alguns iniciantes, outros já de renome: “Foi uma experiência gratificante, pois pudemos contar com mais de 60 pessoas envolvidas, as quais colaboraram voluntariamente em prol desses artistas natos. É um orgulho para todos nós deixarmos esta obra de grande relevância para a cultura sul-mato-grossense. Mais que isso, tivemos a grata oportunidade de sermos recebidos por eles e termos a missão de compartilhar suas trajetórias de vida, cada um da sua forma.”

Serviço

Lançamento do livro Vozes do Artesanato

Data: 23 de março de 2012 (sexta-feira)

Horário: 8h30

Local: Auditório da Governadoria

Informações: 67 3316 9152 – Gerência de Atividades Artesanais da FCMS

Nenhum comentário: