sábado, 31 de março de 2012

Cinema d(e)Horror aborda o Fascismo com o filme A Ond

O projeto Cinema (d)e Horror é uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e exibe na próxima quarta-feira (04 de abril), o filme “A Onda”, às 18h30, na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A entrada tem o valor simbólico de R$ 1,00.

"A Onda" (Alemanha/2008/101min/16anos), dirigido por Dennis Gansel conta a história de Rainer Wegner, um professor do ensino médio, que deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do Fascismo e do poder.

Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. O filme é baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.

“O mundo testemunhou e sobreviveu aos horrores do fascismo no meio do século passado e nós, como seres humanos, deveríamos aprender com essas nossas falhas para no futuro não reproduzi-las”, explica o mediador do debate Rodrigo Kruppa, acadêmico do curso de Letras da UFMS e vice-coordenador do Cinema (d)e Horror.

“Mas seria mesmo possível um sistema fascista nos dias atuais? Essa é a proposta do filme alemão “Die Welle” (A Onda), no qual somos apresentados a um professor desta nova geração, ainda com resquícios de "velhos costumes" tais como seus traços de rebeldia e insubmissão. A proposta de discussão tem como base o texto “Educação após Auschwitz” de Theodor Adorno”, finaliza Rodrigo.

O projeto Cinema d(e) Horror está em seu 5º ano, é administrado pela professora doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos, coordenadora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e por Carol Sartomen, Mestre em Estudos de Linguagens da UFMS.

Geralmente tem duas exibições mensais e conta com a participação de graduandos e mestrandos da área de Letras da UFMS ou convidados especiais para as exibições e debates de filmes que tratam da categoria "Horror" no plano das artes, contando também com a participação da sociedade campo-grandense.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre as ruas Calógeras e a 14 de Julho.

Nenhum comentário: