quinta-feira, 29 de março de 2012

Dança do Ventre está com inscrições abertas na capital

O Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), através do Programa Educativo está com inscrições abertas para a oficina de Dança Oriental Árabe, a tradicional Dança do Ventre que é ministrada pela professora Mariaisha e direcionada para pessoas a partir de 14 anos.

A oficina é dividida em 2 turmas: Iniciante - às quartas e sextas-feiras das 15h às 16h30 e Básica - às terças e sextas-feiras das 18h30 às 20h. As aulas promovem a arte de dançar como um elemento integrador e estimulador por meio da prática da vivência na dança, estimulando que as mulheres desenvolvam uma arte dentro de cada uma, de forma diferente, fazendo com que trabalhem as relações sociais, culturais e históricas, entendendo mais sobre esta arte milenar que encanta com sua feminilidade.

Pesquisas científicas comprovam que a dança do ventre proporciona benefícios à saúde física e emocional, melhorando a coordenação motora, fortalecimento e enrijecimento muscular e da região interna do ventre, emagrecimento, funcionando como uma atividade física específica de baixo impacto, melhorando o desempenho respiratório e circulatório, reeducação de postura e também auxiliando em transtornos menstruais e hormonais equilibrando as funções sexuais e facilitando contrações e dilatações.

Os benefícios da Dança do Ventre vão mais além, proporcionando benefícios emocionais, como o aumento de confiança no seu potencial individual, desenvolvendo a auto-estima e resgatando a feminilidade.

Mariaisha começou a praticar a Dança Oriental em 1999, em Campo Grande com a professora Claudia Peruzzo, que hoje está na Espanha estudando dança, praticou três anos de aulas no Studio Nidal Abdul onde teve uma de suas primeiras apresentações. Estudou vídeos da professora Lulu Sabongi, que esteve na capital em 2007, foi quando despertou a vontade em Mariaisha de dançar e ser professora de dança, teve aulas com grandes bailarinas da Casa de Chá Khan el Khalili em São Paulo, como Soraia Zaied, que atualmente é uma grande bailarina no Egito.

Além de Najwa Zaidan, Juliana Marconato, Shirley Salihah, Nagla Yacoub, Marcia Yasmine, Aysha Ameé, e outros professores como Paula Gobbo Chaves, do Grupo Litani, Lisa Lima, Tarik, Mahaila El Helwa, Ali Khalih e Anthar Lacerda, Isa Yasmin, Mario Kirlis Músico e o Percusionista Matias Hazrum, diretamente da Argentina. Curso de Formação para Professora e bailarinas, ministrado por Lulu sabongi, bailarina, professora e coreógrafa internacionalmente conhecida, de 2009 a 2011.

Em 2009, trabalhou em projetos sociais da SAS, Centro de Assistência Social de Campo Grande, com aulas de dança para grupo de mulheres e adolescentes. Ministrou aulas particulares para um grupo de alunas, aonde havia também estudo sobre a cultura, culinária e a dança do Oriente.

Em 2010, Mariaisha esteve no Egito em uma excursão, para imersão a dança com a professora Lulu Sabongi, e participou de cursos com grandes nomes da Dança Oriental como, Dr. Gamal Seif, Farida Fahmy, Ainda Nur e Nani Sabri.

O curso faz parte Programa Educativo que é direcionado para desenvolver ações que promovam a qualidade da experiência do público com diferentes manifestações artísticas, garantindo uma maior participação da sociedade ao CCJOG através dos cursos e oficinas.

O valor da mensalidade é de R$ 80,00 e as vagas são limitadas. A primeira aula é gratuita e as inscrições devem ser realizadas de terça a sexta-feira das 8h às 18h na secretaria do Centro Cultural José Octávio Guizzo, na Rua 26 de agosto, 453. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

Nenhum comentário: