segunda-feira, 12 de março de 2012

Livro Trem do Pantanal será lançado nesta quinta

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), apóia o lançamento do livro “Trem do Pantanal: o diálogo entre patrimônio e desenvolvimento local”. O evento acontecena próxima quinta-feira (15), às 19h, no Museu de Arte Contemporânea (MARCO). A entrada é gratuita.

A publicação é resultado da dissertação de mestrado“Patrimônio cultural no contexto territorial da Noroeste do Brasil - NOB: perspectivas de desenvolvimento local das comunidades estabelecidas na rota do trem do pantanal”, da pesquisadora Maria Christina de Lima Félix Santos, sob a orientação de Maria Augusta de Castilho. “No fundamentamos no conceito de desenvolvimento local: cultura, memória, território, territorialidade, comunidade e capital humano. A leitura do livro permite uma reflexão sobre a revitalização do Trem do Pantanal, inserindo nesse contexto o patrimônio histórico de Mato Grosso do Sul, destacando na rota os municípios de Terenos e Aquidauana e o Distrito de Palmeiras (Dois Irmãos do Buriti)”, explica autora Maria Christina. A pesquisa foi desenvolvida em 2009 e 2010.

Maria Augusta de Castilho é historiadora, com doutorado em História Social e pós-doutorado em Lingüística, e atua como professora no Mestrado em Desenvolvimento Local da UCDB e também no Curso de História, da mesma instituição. Maria Christina de Lima Félix Santos é mestre em Desenvolvimento Local, pedagoga e coordenadora do Projeto de Educação Patrimonial da Fundação de Cultura de MS. A pesquisa tem o referendo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de MS e da Universidade Católica D. Bosco (UCDB)

O MARCO fica na rua Antônio Maria Coelho, 6000 , Parque das Nações Indígenas. Mais informações, na Gerência de Patrimônio Histórico Cultural da Fundação de Cultura de MS, nos telefones 3316 9165 , 3316 9164 ou 8408 5153 e também através do email mclfs@yahoo.com.br.

Nenhum comentário: