terça-feira, 9 de agosto de 2011

Segunda rota de Expedição Pantanal começa hoje



A equipe de campo da expedição inicia amanhã, 09 de agosto, a rota de Miranda. Serão onze dias de viagens visitando instituições governamentais, ONGs, Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e propriedades rurais que também oferecem atividades turísticas.

Lucila Egydio, coordenadora executiva da Expedição Pantanal, explica que a primeira rota deu ênfase às propriedades rurais voltadas à pecuária, com alguns exemplos de turismo. Nesta a equipe visitará outras atividades econômicas atuantes na região. Dessa maneira, “Vamos começar a ampliar o panorama, pois será possível ter uma visão diversificada do Pantanal”.

A Expedição Pantanal é um projeto do Instituto SOS Pantanal que vai mapear iniciativas voltadas à sustentabilidade na região da Bacia do Alto Paraguai. O objetivo é conhecer estas práticas nas dimensões ambiental, social e econômica para valorizá-las, apresentá-las à sociedade e ao poder público.

É importante salientar que este projeto não faz fiscalização ou auditoria socioambiental,e sim uma identificação de processos sustentáveis que contribuem para a conservação e desenvolvimento do Pantanal ao longo de sua história. A EXP busca boas notícias!

Para alcançar os resultados pretendidos a abordagem é diferenciada, baseada na técnica da percepção ambiental. O propósito é estabelecer com cada entrevistado um clima de confiança e interagir com transparência e permanente troca de idéias.
O método está baseado em entrevistas livres, onde depois de uma apresentação inicial, limita-se ao mínimo de intervenções, de tal maneira que a entrevista se aproxima bastante do que seria um bate papo informal. Mas ouvir do que falar!

As boas práticas identificadas pela Expedição Pantanal serão divulgadas somente em 2012, após a conclusão de todas as rotas por meio de seminários, relatórios e publicações. O projeto Expedição Pantanal tem como parceiro a Fundação Toyota do Brasil, Supermercados Comper e governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Confira detalhes da Expedição facebook (Instituto SOS Pantanal), twitter (SOS Pantanal), blog (www.expedicaopantanal.org) e site www.sospantanal.org.br

Instituto SOS Pantanal
O Instituto SOS Pantanal é uma organização não governamental, privada, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos, que foi lançada em julho de 2009, com a missão de informar e promover o diálogo para um Pantanal sustentável.

Para mais informação entre em contato com comunicacao@sospantanal.org.br ou pelo telefone 67-3042-9095

Nenhum comentário: