terça-feira, 30 de agosto de 2011

FCMS leva efeito Hip Hop a Corguinho,Três lagoas e Aral

FCMS leva efeito Hip Hop a Corguinho,Três lagoas e Aral

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura (FCMS), promove neste mês de setembro a segunda etapa do projeto de capacitação em dança de rua, “Efeito Hip Hop”.

As cidades que vão receber o projeto nesta etapa serão os municípios de Aparecida do Taboado, Naviraí e Bonito, Três Lagoas, Corguinho e Aral Moreira.

O Projeto é uma reformulação do antigo “Conexão Rua em Dança”, que consistia em se ter um instrutor de dança de rua, nos municípios onde não havia grupos de danças formados. Nove cidades de Mato Grosso do Sul vão receber o projeto destinado a bailarinos iniciantes e grupos amadores já existentes para aproximar, valorizar e estimular as iniciativas ligadas ao movimento Hip Hop, por meio da dança e com o foco na organização burocrática para uma formalização profissional.

Três profissionais da dança, selecionados por edital: Marcos Mattos, Edson Clair e Kleber Leonn, e mais nove assistentes que os acompanham vão ministrar oficinas teóricas (História da dança de rua e organização burocrática dos grupos - orientação para elaboração de currículos, portfólios, ofícios, levantamento dos locais de apresentação e dos editais de eventos e financiamento) e práticas, que consistem em concepção de criação, criação coletiva; cuidado estético - trilha sonora, figurino e intenção de movimento.

Américo Calheiros, presidente da FCMS, salienta que o projeto facilita o acesso da juventude à dança como forma de expressão, e também, estimula a criação de grupos de dança de rua no interior do Estado, pois além de ser uma meta do Estado, acredita-se no potencial da dança como arte transformadora de vidas.

O efeito Hip Hop passará por nove municípios do Estado (Aparecida do Taboado, Naviraí, Bonito, Três Lagoas, Corguinho, Aral Moreira, Paraníba, Coxim e Sonora) até dezembro. As datas serão definidas pelos municípios.

Mais informações podem ser obtidas no Núcleo da Dança da FCMS com Júlia Aissa pelo telefone (67) 3316-9169, ou pelo blog do projeto: http://efeitohiphop.blogspot.com .

Nenhum comentário: