quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Roberto Higa dará palestra no Dia Internacional da fotografia




O governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura (FCMS), promove na próxima sexta-feira (19), às 21hs, dentro do projeto Cultura em Situação do Museu da Imagem e do Som (MIS) a exposição "Memória Fotográfica de Campo Grande por Roberto Higa".

A Exposição é alusiva ao Dia Internacional da Fotografia (19 de Agosto), e em comemoração aos 112 anos da cidade de Campo Grande. Tendo como base as imagens de Roberto Higa, a mostra fotográfica enfoca aspectos diversos, como arte, cultura, cotidiano, política e personalidades.

Desde a criação do Estado de Mato Grosso do Sul, Higa tem fotografado e registrado fatos diversos, compondo assim parte importante de nossa memória.

“A historia de vida de Roberto Higa se confunde com a historia de Mato Grosso do Sul. Sua memória fotográfica individual é, também, a memória coletiva de nosso estado. Seu trabalho é sobremaneira um retrato de nossa história e merecedor de nosso respeito e admiração”, frisa o presidente da FCMS, Américo Calheiros.

Roberto Higa

Roberto Suei Higa, nascido em Campo Grande, renomado repórter fotográfico, trabalhou em diversas empresas jornalísticas e agências de publicidade, participou ao lado de Almir Vilela Rolland, da primeira Exposição de Fotojornalismo de Campo Grande, em 1972.

Higa é um dos grandes nomes da fotografia no estado. Com mais de 35 anos dedicados ao registro desta arte, o fotógrafo começou sua carreira no final da década de 1960, no extinto Diário da Serra, e já prestou serviço a diversos veículos de comunicação regionais e nacionais.

Além de registrar os principais fatos históricos, políticos e culturais do estado, Higa tem se preocupado em utilizar da fotografia para chamar a atenção do grande público para as mazelas sociais e ambientais de Mato Grosso do Sul, como em sua exposição, “O Povo do Sorriso” (1980), denunciou a situação caótica das tribos indígenas de MS.

Roberto Higa foi condecorado com o I Troféu Pingüim de Melhor Repórter Fotográfico, em 1992 e homenageado pela Câmara Municipal de Campo Grande pelo 97º aniversário da Imigração Japonesa no Brasil. Dentre os prêmios recebidos, guarda o “Domingos Veríssimo Marcos”.

Troféu para personalidades que contribuem com as causas indígenas em Mato Grosso do Sul, e em 2009, o Governo de Mato Grosso do Sul homenageou o fotógrafo com diploma “Mérito Cultural MS” por erviços relevantes à cultura sul-mato-grossense, no 10º Festival de Inverno do Bonito.

Nenhum comentário: