sábado, 20 de agosto de 2011

FCMS abre mostra Menorias Fotografica no MIS



O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura (FCMS), promove em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), de 22 a 25 de agosto, no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS) a “Mostra Memória Fotográfica”.

O evento, que é gratuito, é aberto para o público em geral, acadêmicos de Jornalismo, Publicidade e amantes do cinema e da fotografia.

A mostra traz filmes relacionados à fotografia, com documentários, ficções e filmes experimentais locais, nacionais e internacionais feitos com foto still / foto filme ou que tratam dos processos de criação e do fazer fotográfico e das trajetórias artística e de vida de fotógrafos renomados. O professor de Fotojornalismo da UFMS, Silvio Pereira, vai usar a mostra de filmes para debater com seus alunos do curso de Jornalismo.

Fotografia

A fotografia como conhecemos nos dias de hoje restaurou a importância da imagem na comunicação. No inicio utilizava-se de pinturas, esboços ou caricaturas nos jornais, a fotografia conquistou esse espaço e seu lugar na imprensa e publicidade. Atualmente a fotografia é considerada também uma obra de arte, hoje existe um grande nicho no mercado para as atividades profissionais e artísticas.

Aparentemente não há segredo nenhum. Abre-se o jornal ou a revista – e as fotos estão lá. Podem ser expressivas, ou servir simplesmente como ilustração de um texto. Podem ser grandes, gigantescas, ou pequenas, escondidas. Um retrato ou uma grande cena; em cores ou preto e branco. Estão lá. Mas poucos tem a ideia do trabalho envolvido e de quanta gente, há mais de cem anos, vem desenvolvendo essa técnica, às vezes uma arte.

Segundo Sebastião Salgado, um dos grandes nomes da fotografia mundial, “Você não fotografa (apenas) com sua máquina, você fotografa com toda a sua cultura e conhecimentos ideológicos”.

Calendário da Mostra

Dia 22/08 - Segunda-feira

Abaixando a Máquina - Ética e Dor no Fotojornalismo Carioca (2008)

O documentário aborda o dia-a-dia dos fotógrafos dos principais jornais do Rio de Janeiro, discutindo a ética do ato de fotografar e apresentando as angústias e dilemas vividos por estes profissionais em seu trabalho.

Piraputanga

Um passeio fotográfico pela Vila de Piraputanga, destacando seus aspectos sociais e ambientais.

Dimitri Pellz (2011)

Produzido pela acadêmica do 3º semestre do curso de Comunicação Social - Jornalismo da UFMS, Naíra Bernanos, em cobertura colaborativa com a Bigorna, o vídeo registrou os três últimos shows da Dimitri Pellz. Procurou captar a essência e o ar caótico que caracteriza uma das principais bandas da cena de rock campo-grandense que interrompe suas atividades por tempo indeterminando.

Dia 23/08 - Terça-feira

Evandro Teixeira - Instantâneos da Realidade (2003)

As imagens produzidas por Evandro Teixeira, um dos principais nomes do fotojornalismo brasileiro, no decorrer de sua carreira. Entre elas estão momentos importantes da história do País e do mundo, como a ditadura militar no Brasil, a queda do governo Allende no Chile e a cobertura de Copas do Mundo e Jogos Olímpicos.

Dia 24/08 – Quarta-feira

Foto Filmes – Programadora Brasil

Aqueles Dias

A história de Paulo e Camila contada através de seu baú de fotografais.

Arpoador

Um dia no Arpoador contado através de fotografias.

Banco de Sangue

A reação de um garoto diante da violência dos adultos e do excesso de TV.

Gaivotas

O tempo não existe; só aqui existe. A tragédia não existe; só existe a fome.

Jugular

Juvenília

Um grupo de jovens munidos de ferramentas, pedras e pedaços de pau. Uma sequência de fotos em preto-e-branco.

Para Sempre Assim

Vinil Verde

Mãe dá à filha uma caixa cheia de velhos disquinhos coloridos. A menina pode ouvi-los, exceto o vinil verde.

Dia 25/08 - Quinta-feira

Sebastião Salgado

Este documentário centra-se na fotografia de Sebastião Salgado ensaio "Trabalhadores", que registra o deslocamento do trabalho manual por avanços tecnológicos em países que vão de Cuba para a Itália para Bangladesh. O filme também inclui imagens de arquivo da vida de Salgado e comentários de artistas, fotógrafos, críticos e escritores como Jorge Armado, Robert Delpire, Fox Jimmy e Arthur Miller.

Henri Cartier-Bresson

Documentário sobre o fotógrafo Henri Cartier-Bresson, incluindo imagens dele em suas casas de Paris e Provence e muitas de suas obras. Ele fala sobre sua paixão pelo desenho, oferece a sua opinião sobre diferentes tipos de fotografia e fotos de si mesmo.

Nenhum comentário: