sábado, 6 de agosto de 2011

CTG Tropeiros de Querencia vai realizar Oficina Floclórica

Em homenagem ao Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, o Centro de Tradições Gaúchas Tropeiros da Querência, por meio do Ponto de Cultura - Projeto Cultura de Galpão, realizará a Oficina Folclórica no dia 13 de agosto, das 9 h às 14 h.

De acordo com o patrão (presidente) do CTG, José Valdemir Rocha, a proposta do projeto é integração e disseminação das culturas gaúcha e sul-mato-grossense. “O CTG se transforma em um grande palco de integração, onde recebemos crianças e adolescentes das escolas estaduais e municipais para transmitirmos cultura por meio de diversas atividades”, coloca o patrão.

Participarão 200 estudantes de 8 a 12 anos das Escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino): Antonio José Paniago, Múcio Teixeira Junior, Iracema Vicente Flora Guimarães Rosa Pires.

José Valdemir Rocha explica que as atividades acontecerão no museu/biblioteca, salão e galpão do CTG. “Nesta edição serão cinco mostras do folclore gaúcho e sul-mato-grossense: gastronomia, indumentária, literatura, artesanato e exposição. É um momento muito importante para comemorarmos o Dia do Folclore”, diz.

Neste ano já foram realizadas duas Oficinas - Campeira e Esportiva. Os professores da Reme aprovaram a iniciativa do CTG. “Estamos encantados com o projeto e é um orgulho participar e reforçar aos nossos alunos que a cultura forma um cidadão”, pontuou a professora de Artes da Escola Múcio Teixeira Junior, Renata dos Santos.

Cultura de Galpão

A entidade tradicionalista foi contemplada pelo Programa Cultura Viva - Ponto de Cultura, iniciativa do MinC (Ministério da Cultura), através da Prefeitura Municipal de Campo Grande e Fundac (Fundação Municipal de Cultura).

O Ponto de Cultura

Cultura de Galpão será realizado em quatro edições anuais no triênio 2011-2013, durantes os meses de março, junho, agosto (semana do folclore) e novembro. As oficinas acontecem por etapas e englobaram temas diversos como campeira, esportiva, cultural, literária e artística.

Nenhum comentário: