quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Livro sobre Memorias dos cinemas de MS é tema de palestra



O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS), unidade da Fundação de Cultura (FCMS), realiza no dia 12 (sexta-feira), a partir das 14h, no auditório do MIS, a palestra sobre o processo de pesquisa e criação do livro “Salas de Sonhos – Memórias dos Cinemas de Mato Grosso do Sul”, que será ministrada pela autora do livro, a jornalista e cineasta, Marinete Pinheiro.

O foco da palestra é a necessidade de pesquisa cultural no estado e quais as ferramentas utilizadas neste processo.

A memória das salas de cinema de Mato Grosso do Sul está registrada em dois livros de Marinete Pinheiro, que está de férias da Escuela Internacional de Cine y Television de San Antonio de los Baños, onde se especializa em documentário, Marinete pretende estimular os participantes para que busquem e desenvolvam pesquisas em nichos culturais poucos explorados.

Segundo o coordenador do MIS, Rodolfo Ikeda, este trabalho reforça a necessidade da pesquisa cultural no Estado, e também, divide um pouco da magia em que as pessoas abrem com grande disposição suas caixinhas de recordações, construindo através do individual a história coletiva de uma sociedade que ainda desconhece parte de seu passado.


O primeiro livro de Marinete, “Salas de sonhos – Histórias dos cinemas de Campo Grande”, publicado em 2008 em co-autoria com Neide Fischer, nasceu nos bancos da universidade. “Pensávamos em escrever um livro reportagem, mas não tínhamos tema; nosso orientador, Alexandre Maciel, citou a existência de várias salas de cinema em Campo Grande e fomos de forma quase arqueológica buscar registros e depois encontrar pessoas que tiveram contato com os espaços de exibição que chegaram à capital em 1910, quando descobrimos histórias incríveis”, comenta Marinete.

Depois do primeiro livro publicado com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e pela editora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Marinete Pinheiro propôs em 2009 ao Fundo de Investimentos Culturais de MS (FIC MS) a continuidade e ampliação da pesquisa sobre cinema, onde conseguiu subsídio financeiro para pesquisar e escrever o volume II: “Salas de Sonhos – Memórias dos Cinemas de Mato Groso do Sul”, lançado em 2010.

O livro que traz à tona uma nostalgia aniquilada pelo surgimento da televisão e, posteriormente, pela facilidade de se consumir filmes graças à pirataria.



Serviço

Além da palestra desta sexta-feira, acontecerá outra, no dia 24, no anfiteatro do CCHS da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, às 19h. A ação é uma parceria realizada entre o Governo de Mato Grosso do Sul (FCMS, FIC, MIS) e a Coordenação do Curso de Jornalismo da UFMS. Ambas as palestras são gratuitas e abertas à população em geral.



Locais

(dia 12) às 14h

Museu da Imagem e do Som - Memorial da Cultura e Cidadania, Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar.



(dia 24) às 19h

Anfiteatro do CCHS – UFMS, Av. Senador Filinto Muller, Cidade Universitária

Data: 24 de agosto de 2011, 19h00

Nenhum comentário: