segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Artistas lançam manisfesto durante o Festival de Bonito

Artistas das diversas áreas da cultura que participam do 12º Festival de Inverno de Bonito lançaram na noite de sexta-feira (29), na Praça da Liberdade - onde o evento está centralizado, manifesto de apoio á reivindicação dos artistas que ocuparam durante esta semana o prédio da FUNARTE, em São Paulo.

O documento pede a imediata mobilização do setor, da população e dos gestores públicos para que seja levada à votação e aprovada com urgência a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 236 e a PEC 150, que tramitam há anos no Congresso Nacional.

A PEC 236 prevê a inclusão da cultura como direito social, tal como a educação, a saúde, a moradia e o trabalho, enquanto a PEC 150 determina que 2% do orçamento da união sejam investidos na cultura, conforme orientação da ONU (Organização das Nações Unidas) contida no documento “agenda 21 da cultura”.

Durante a chamada “ocupação simbólica do festival” foi feita a leitura do manifesto e iniciada a coleta de assinaturas para o abaixo-assinado que acompanhará o documento, que será entregue pela comissão de mobilização aos deputados estaduais, federais e senadores de Mato Grosso do Sul - entre outras autoridades.

O ato contou com a presença do diretor-presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros - convidado pelos organizadores.

Para poeta Delasnieve Daspet, que participou da elaboração e leu o manifesto, a aprovação das propostas dará á área da cultura a importância real que tem para a formação e consolidação da identidade nacional, para o próprio País e para o mundo.

De acordo com a diretora de teatro Ramona Rodrigues, uma das organizadoras, a mobilização permanente dos artistas é fundamental a aprovação das propostas. “Não podemos nos omitir diante da importância que a aprovação das emendas tem para os trabalhadores da cultura”, destacou.

Segundo o artesão Jorge de Barros, integrante do movimento, a aprovação é decisiva para que o setor tenha a autonomia necessária para desenvolver uma política consistente, sem recuos. “A cultura não pode ficar ao sabor de incertezas políticas, deve ser vista como um investimento, como uma prioridade” afirmou.



Serviço:



Outras informações sobre o movimento e o manifesto podem ser obtidas pelos telefones: 9911-1959 (Delasnieve Daspet/poeta); 3029-1865 (Ramona Rodrigues/diretora de teatro) e 9917-9896 (Jorge de Barros/artesão). Veja abaixo a íntegra do manifesto:




MANIFESTO DE BONITO PELA CULTURA BRASILEIRA


Nós – trabalhadores da cultura de Mato Grosso do Sul - estamos aqui hoje realizando a ocupação simbólica deste importante espaço - que é o Festival de Inverno de Bonito - para manifestar o nosso apoio ás reivindicações dos artistas que ocupam desde segunda-feira desta semana o prédio da FUNARTE - na capital de São Paulo.



A ocupação – tanto a de São Paulo como a que realizamos neste momento - tem como objetivo concreto reivindicar para a cultura do nosso País - dos nossos estados e dos nossos municípios – a importância e a atenção que ela definitivamente merece.



Nesse cenário queremos – dentro dos nossos direitos constitucionais de cidadãos – exigir com veemência dos nossos representantes políticos de todas as esferas do poder – o imediato apoio á votação das PECs (Proposta de Emenda à Constituição) 236 e 150, que tramitam há anos no Congresso Nacional.



A PEC 236 prevê a inclusão da cultura como direito social - assim como a educação, a saúde, a moradia e o trabalho - entre outros. já a PEC 150 determina que 2% do orçamento da União sejam investidos na cultura - conforme orientação da ONU (Organização das Nações Unidas) no documento “Agenda 21 da Cultura”.



MAS NÃO É O QUE ACONTECE HOJE!



O orçamento do Ministério da Cultura do Governo Federal – por exemplo - previsto para 2011 - que era de R$ 2,2 bilhões – ou seja, apenas 0,2% do total do orçamento, foi ainda mais drásticamente reduzido para R$ 800 milhões (0,06%).



CHEGA!!


Queremos a imediata votação das PECs 236 e 150!!

Queremos a valorização real da cultura brasileira!!

Lembrando a frase do diretor e dramaturgo Augusto Boal:

"Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma."



NA BUSCA DE UM NOVO TEMPO PARA A CULTURA, VAMOS Á LUTA!!



BONITO - MATO GROSSO DO SUL - 29 DE JULHO DE 2011

Nenhum comentário: