quarta-feira, 24 de junho de 2009

Procura por passeio no Pq. do Prosa sobe 50% pós-gratuidade

A procura pelos passeios no Parque Estadual do Prosa e as visitas ao Centro de Reabilitações de Animais Silvestres (CRAS), localizados no Parque dos Poderes, aumentaram em 50% após a publicação da portaria assinada pelo governador André Puccinelli, no início deste mês, que autorizou o uso público do local e instituiu a gratuidade dos passeios. “Este mês e julho estamos lotados. Quem quiser agendar os passeios para agosto e setembro deve ligar a partir do dia 1º de agosto”, explica o gestor do Parque, Pedro José de Menezes Macedo.



A portaria que autoriza o uso público do Parque e a gratuidade foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 08 deste mês e estabelece as regras para visitação. Os passeios, que acontecem de terça-feira a sábado, devem ser agendados com uma semana de antecedência. O trajeto dos visitantes será de 1,5 quilômetro dentro do parque.



No total, são duas turmas de 15 pessoas cada por período, matutino e vespertino. Nas terças, quintas e sábados ficam incluídas visitas ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres. Os horários de saída para a visitação são às 8 horas, 8h30 e 13h30, 14 horas.



De acordo com Pedro José, os visitantes elogiaram as mudanças realizadas para a preservação da área e a gratuidade estabelecida. “Provavelmente, vamos aumentar uma turma em cada período e criar também a visita noturna”, conta o gestor.



Escolas



No caso de escolas e entidades, o agendamento deverá ser solicitado formalmente e encaminhado com o projeto de extensão pedagógica, com antecedência mínima de sete dias. As terças-feiras serão reservadas a grupos de escolas públicas, com limitação de 45 pessoas por período, e as quintas-feiras serão reservadas a grupos de escolas particulares.



Conforme a portaria, os visitantes precisam usar roupas e calçados adequados para realizar os passeios: calça comprida e tênis fechado. Dentro do parque não é permitido fumar.



O parque foi criado em 2002 e possui 135 hectares, onde estão protegidas as nascentes do Joaquim Português e do Desbarrancado, que juntas dão origem ao Córrego Prosa.

Nenhum comentário: