domingo, 28 de junho de 2009

Jean Charles,o filme

Jean Charles










fonte:guia de cinema




Nascido na cidade de Gonzaga, em Minas Gerais, o jovem eletricista Jean Charles de Menezes (Selton Mello) sempre foi bastante ambicioso, o que o levou a tentar a vida na Inglaterra. Em Londres, com um casamento de fachada com uma britânica, o mineiro faz o possível para sempre ajudar aos brasileiros que tentam seguir o mesmo caminho. Depois de estabelecer os primos Alex e Patrícia, decidiu levar para o país Vivian (Vanessa Giácomo), que precisa de dinheiro para cuidar da saúde da mãe.

Mesmo longe de casa, os quatro primos sempre estão rodeados por uma grande comunidade de brasileiros. Enquanto Jean e Alex trabalham em uma construtora que só emprega os conterrâneos, Vivian tenta a sorte como garçonete de uma lanchonete italiana, mesmo sem falar o inglês. Enquanto Londres passa por um momento de grande tensão, por conta de uma série de atentados terroristas que assolam a capital inglesa, os brasileiros vivem outros tipos de problemas.

Tendo que lidar com a saudade, as dificuldades em um país diferente, e os problemas com a rígida imigração inglesa, Jean e os demais brasileiros conseguem levar a vida com a irreverência e a malandragem típica de seu povo. Aos poucos, o jovem eletricista realiza grandes conquistas para ele e para seus amigos. Porém, em 22 de julho de 2005, a busca desesperada da Scotland Yard pelos terroristas faz com que o inocente Jean Charles seja assassinado no metrô de Londres.

Inspirado na história real de Jean Charles de Menezes, a primeira co-produção Brasil-Inglaterra, dirigida por Henrique Goldman, conta um pouco da vida da comunidade brasileira no país, que já tem mais de 200 mil pessoas. Para dar um clima documental ao filme foram chamados diversos não-atores brasileiros radicados em Londres, dentre eles Patrícia, prima de Jean, e Maurício, seu patrão. O diretor e roteirista, Henrique Goldman, também é um brasileiro radicado na Inglaterra. Antes, ele havia realizado Princesa, sobre travestis brasileiros na Europa.

Nenhum comentário: