terça-feira, 30 de junho de 2009

Biblioteca Municipal aberta à comunidade de segunda a sábado

Biblioteca Municipal aberta à comunidade de segunda a sábado

Localizada no Horto Florestal em um ambiente tranqüilo e propício à leitura e pesquisa está a Biblioteca Pública Municipal “Anna Luiza Prado Bastos – professora Galega”. Atualmente, a Biblioteca dispõe de um acervo de aproximadamente 30 mil exemplares entre livros, revistas, jornais, obras em Braille, diários oficiais e folhetos à disposição da comunidade.

A biblioteca está localizada no centro de Campo Grande, à rua Francisco Cândido Xavier, s/n, Horto Florestal. O local é aberto ao público nas segundas-feiras das 13:00 às 17h30min, terças às sextas-feiras das 07h30min às 18:00 horas e aos sábados das 08:00 às 12:00 horas.

Histórico – A biblioteca foi criada em 28 de novembro de 1932, anteriormente denominada Sociedade da Biblioteca de Campo Grande pelo médico e beletrista Perí Alves Campos. Em 05 de março de 1940, a biblioteca foi doada à Prefeitura Municipal de Campo Grande, denominando-se Biblioteca Pública Municipal, através do Decreto-Lei nº 29 abrigando, na época, um total de cinco mil volumes.

Por volta de 1980 a biblioteca, situada na praça Ary Coelho, passava por problemas: o espaço físico já não comportava os visitantes. Em 1987, a biblioteca foi transferida provisoriamente para um prédio em frente à estação rodoviária.

Em sua atual sede no antigo prédio da Patrulha Mirim situada no Parque Antônio de Albuquerque (Horto Florestal), a biblioteca foi re-inaugurada no dia 19 de maio de 1995 e recebeu o nome “Anna Luiza Prado Bastos – professora Galega” em homenagem a uma antiga professora cuiabana que contribuiu pela educação em Campo Grande, onde foi fundadora do Colégio Barão de Melgaço e fez história entre seus alunos pelo empenho e carinho dispensados ao longo dos anos.

Nenhum comentário: