quinta-feira, 18 de junho de 2009

Dianne Reeves mostra jazz com toque brasileiro em SP

Osmar Portilho
Direto de São Paulo/terra.



Considerada um dos maiores nomes do jazz contemporâneo, a cantora Dianne Reeves abriu sua turnê pelo Brasil esquentando a noite paulistana nesta quarta-feira (17), no Via Funchal. Influenciada diretamente por muitos artistas brasileiros, a americana conta com Romero Lubambo em sua banda, guitarrista que conheceu durante um projeto feito em 1995 com César Camargo Mariano, Ivan Lins e Michael Brecker.


Sempre sorridente e bem-humorada, Dianne mostrou sua descontração no palco e deixou bem clara seu desejo de tocar aqui. Logo na primeira música, aproveitando uma de suas características marcantes, o improviso, a cantora se apresentou e caixando as frases melodicamente no verso: "Senhoras e senhores, estou muito emocionada de estar aqui. Eu estava muito ansiosa para vir aqui com a minha banda". Embora tenha vindo várias vezes ao País, esta é a primeira vez que a banda que a acompanha foi escolhida por ela. Além de Lubambo no violão e guitarra, também tocam no grupo Terreon Gully (bateria), Geoffrey Keezer (Piano) e Reginald Veal (contrabaixo).

Considerada herdeira musical de divas como Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan, Dianne desfilou toda sua potência vocal em São Paulo e arrancou aplausos da platéia mostrando toda sua versatilidade em explorar timbres e alterná-los sem dificuldade.

Com 18 discos em sua carreira, Dianne também ficou famosa por vencer quatro vezes o Grammy, incluindo pela trilha sonora de Boa Noite, Boa Sorte, filme dirigido por George Clooney. "O filme é ótimo, mas ele é mais", brincou sobre o ator.

O show
Com alguns minutos de atraso, o quarteto que acompanha Dianne Reeves subiu ao palco da Via Funchal mostrando todo seu potencial e virtuosismo de forma suficiente para provar a habilidade individual dos músicos.

Depois do improviso de cerca de 15 minutos, Dianne surgiu por entre as cortinas para ser ovacionada pelo público. Sem demora, a cantora mostrou a sua elogiada potencial vocal e capacidade de improviso.

Com um repertório baseado principalmente em seu último álbum, chamado When You Know (2008), a americana apresentou seu jazz com várias inspirações brasileiras em canções como I'm In Love Again, Windmills Of Your Mind, When You Know e Today Will Be a Good Day.

Sempre sem medo de explorar os timbres de sua voz, fazendo inclusive um "dueto com ela mesma" onde alternava uma melodia grave com outra aguda, a cantora mostrou sua versatilidade em variar os ritmos também. Em One For My Baby, por exemplo, sua apresentação ganhou um tom de blues que emocionou e arrancou aplausos e gritos de seus fãs.

Em outro ponto alto da apresentação, Dianne hipnotizou o público ao cantar If I Can Help Somebody à capela. Improvisando muito na letra sem esquecer da voz, a canção foi uma das mais aplaudidas pelo público, que, mesmo contagiado, relutou um pouco ao acompanhar nas palmas durante as músicas, mesmo quando Romero pediu.

Turnê
Dianne Reeves ainda se apresenta com sua banda no Rio de Janeiro nesta quinta (18/6 - Vivo Rio) e em Porto Alegre no sábado (20/6 - Teatro Bourbon).

Nenhum comentário: