sexta-feira, 19 de agosto de 2022

TRE-MS determina remoção de vídeos com ‘fake news’ contra candidatos do PSD e PRTB

 

Materiais acusam um dos políticos de criar site que se passou pelo Jornal Midiamax


O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) determinou a remoção de vídeos compartilhados no WhatsApp com “fake news” (notícias falsas) contra os candidatos ao Governo do Estado, Capitão Contar (PRTB) e Marquinhos Trad (PSD). Apenas uma pessoa foi identificada disparando o material.


A ação foi apresentada pela coligação “Mudança de Verdade”, encabeçada por Contar. São três pessoas que estariam divulgando os vídeos, e duas delas permanecem no anonimato.


O material acusa Contar e Marquinhos de estarem em conluio para divulgação de notícias falsas. O candidato do PRTB ainda é apontado como criador do site falso que se passou pelo Jornal Midiamax.


Desembargador vê “conduta ilícita” e manda remover vídeos com fake news

Em sua decisão, o desembargador Vladimir Abreu da Silva cita trecho de um dos vídeos, em que o narrador cita que os dois candidatos criaram uma rede de fake news, incluindo o site falso, que saiu do ar após o Midiamax denunciar o caso à Polícia Civil e Justiça Eleitoral determinar a remoção de conteúdo falso.


“Há o apelo ao imaginário político do eleitor, pelo uso de palavras e expressões como ‘gabinete de disparos’, ‘fake news’ e ‘site fake cair’, destinadas a acionar gatilhos, e que, associadas à trilha musical de fundo, buscam macular a imagem do representante Renan Barbosa Contar, associando-o a condutas ilícitas e em desacordo com a moralidade jurídica”, pontuou.


Assim, Abreu da Silva determinou a intimação das pessoas que divulgaram os vídeos para que interrompam a divulgação e apaguem as mensagens em grupos, sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.


Midiamax foi usado por criminosos para divulgar fake news

Na terça-feira (16), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul recebeu mais de 20 evidências telemáticas que podem ajudar a encontrar a origem de uma campanha de desinformação que usou o nome e a marca do Jornal Midiamax com ataques a políticos em página falsa.


As provas são prints e detalhes de contatos que distribuíram o link criminoso no último dia 13, a partir de mensagens no aplicativo WhatsApp. Para reunir o máximo de dados relevantes para a investigação, o Jornal Midiamax anunciou R$ 5 mil reais em recompensa.


Assim que foi avisado sobre a campanha de desinformação usando o nome e a marca do Jornal, para espalhar um texto com o título “Escândalos sexuais chegam a Azambuja e Riedel”, o Jornal avisou aos leitores que o material não foi produzido nem publicado em momento algum pelo Midiamax.


Além disso, registrou um boletim de ocorrência e iniciou a campanha com recompensa para achar os criminosos por trás do golpe mal aplicado.

Nenhum comentário: