quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Desfile de 7 de Setembro retorna em Campo Grande após dois anos

 

                                             (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)


O tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro, Dia da Independência, retorna em Campo Grande após dois anos, por conta do período pandêmico. As Forças Armadas do Exército Brasileiro somadas aos servidores da segurança pública de Mato Grosso do Sul, escolas, entidades, e projetos sociais desfilarão pelas ruas da área central.


A solenidade é organizada e planejada pelo Governo do Estado e CMO (Comando Militar do Oeste). A partir das 9h, a cerimônia começa no palanque montado no trecho da Avenida Afonso Pena com a Rua 13 de Maio, com autoridades do Exército, Governo do Estado, Prefeitura e dos poderes.


O CMO informou que cerca de 2000 militares do Exército Brasileiro e 30 viaturas. Conforme o cronograma do Estado, desfilarão escolas estaduais e municipais; forças de segurança como a PRF (Polícia Rodoviária Federal), PMA (Polícia Militar Ambiental), Corpo de Bombeiros, Depen (Departamento Penitenciário Nacional), Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário); e integrantes de projetos sociais como Bombeiros do Amanhã, Florestinha, Cidade dos Meninos e outros.


 

Já a Semed (Secretaria Municipal de Educação) especificou que irão desfilar as escolas municipais Dr. Eduardo Olímpio Machado, Professora Maria Lúcia Passarelli, Professora Oneida Ramas, Dr. Tertuliano Meirelles.


Desfile 7 de Setembro

O último desfile feito em Campo Grande aconteceu em 2019, quando reuniu mais de 40 mil pessoas na plateia assistindo ao tradicional encontro nas arquibancadas da Rua 14 de Julho. Foram 109 viaturas militares entre Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Exército que encantaram os moradores, principalmente, as crianças.


Em 2020, a data foi marcada por protestos contra e a favor ao governo do presidente Jair Bolsonaro. Pela área central, protestantes se misturavam com bandeiras e gritos.

Nenhum comentário: