quinta-feira, 4 de agosto de 2016

No tênis de mesa, sorteio coloca Brasil contra favoritos na estreia por equipes


Gazeta Esportiva       Foto:Jonne Roriz

O caminho dos brasileiros no tênis de mesa foi definido na tarde desta quarta-feira. Em sorteio realizado no Rio de Janeiro, os destinos nos individuais foram mais brandos que os adversários na chave por equipes, na qual o Brasil pegará francos favoritos logo na primeira etapa.

Na chave feminina, a chinesa naturalizada brasileira Lin Gui, de 22 anos, teve mais sorte que a parceira Caroline Kumahara. No sorteio, Gui se classificou direto para a primeira rodada, enfrentando a espanhola Galla Dvorak, e não precisará passar pelo qualificatório. Por outro lado, Kumahara disputará uma vaga na primeira rodada com a austríaca Melissa Tapper.

Caso avance, Lin terá pela frente a romena Elizabeta Samara e a chinesa Ning Ding na primeira fase. Já Kumahara pode enfrentar a mesatenista de Luxemburgo, Lian Ni Xia, a espanhola Yangei Shen e atleta de Singapura, Tianwei Feng.

Pelo masculino, tanto Hugo Calderano quanto Gustavo Tsuboi se classificaram automaticamente para a primeira rodada e não precisarão jogar o qualificatório. Melhor mesatenista brasileiro, Calderano terá como primeiro adversário o cubano Andy Pereira, enquanto Tsuboi espera o vencedor do duelo entre Khalid Assar (Egito) e Jianan Wang (Congo).

Caso avancem, ambos os atletas enfrentarão mesatenistas suecos: Calderano pode enfrentar Par Gerell e Tsuboi, Kristian Karlsson. Na terceira etapa, Peng Tang, de Hong Kong, está no caminho de Calderano e a lenda bielorrussa Vladimir Samsonov, dono de 26 títulos no Circuito Mundial, no de Tsuboi.

No sorteio por equipes, o Brasil não foi muito feliz, caindo contra grandes favoritos logo na primeira fase. Na chave masculina, a equipe verde e amarela irá enfrentar a Coreia do Sul, uma das potências do esporte. Já as brasileiras terão pela frente logo a grande favorita China, campeã de todas as competições por equipes na história dos Jogos Olímpicos.

As competições individuais do tênis de mesa começam neste sábado, com os jogos por equipes tendo início no dia 12. Além de Calderano e Tsuboi, Cazuo Matsumoto também integra o time masculino. Bruna Takahashi completa a equipe feminina.

Nenhum comentário: