sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Centro Cultural oferece curso gratuito de fotografia para câmera amadora e semiprofissional em Campo Grande


O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza gratuitamente nos dias 16, 17 e 19 de agosto, das 18h30 às 21h30, o curso “Fotografia para Câmera Amadora e Semiprofissional”. Direcionadas para pessoas a partir de 12 anos, as aulas serão ministradas pelo professor e fotógrafo Alexandre Sogabe. As vagas são limitadas.

O curso tem por objetivo introduzir os participantes nas convenções sobre uso de câmeras e linguagem fotográfica por meio de atividades teóricas e práticas. Apresenta as configurações básicas de medição e controle de luz para fotografia e ainda as convenções de enquadramento e composição essenciais, tendo como conteúdo: balanço de branco, ISO, fotometria e composição, enquadramento e regra dos terços, valor de exposição, medição de foco e medição de luz.

Neste segundo semestre o curso está dividido em três blocos compostos por duas partes: Bloco 1 – Fotografia com Câmera de Celular (julho) e Câmera Amadora e Semiprofissional (agosto); Bloco 2 – Câmera Semiprofissional e Reflex (setembro) e Linguagem e Iluminação (outubro); Bloco 3 –  Edição I – Tratamento Básico (novembro) e Edição II – Montagem Fotográfica e Álbum (dezembro).

As aulas foram desenvolvidas a partir de experiências de ensino de fotografia dos ministrantes desde 2008. São 60 horas de atividades ao longo de seis meses. A meta é introduzir o participante nos princípios da arte da fotografia e as etapas são desenvolvidas de maneira independente: o participante pode optar por realizar aqueles blocos que têm interesse sem prejuízo de aprendizagem.

Professor – Alexandre Sogabe é Gestor de Artes da Fundação de Cultura. Possui graduação em Artes Visuais pela UFMS (2006), especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UNB (2010) e Mestrado em Estudos de Linguagens com tema em Fotografia (2014).

Serviço: As inscrições podem ser feitas pelo site www.centrocultural.ms.gov.br  na quarta-feira (10 de agosto), a partir das 16h30. O curso terá certificado. Os inscritos deverão trazer câmeras amadoras compactas ou semiprofissionais.

O Centro Cultural José Octávio Guizzo está localizado na Rua 26 de agosto, 453. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

Nenhum comentário: