sexta-feira, 19 de agosto de 2016

De 20 a 27 de agosto, músicos fazem encontro de Violas Brasileiras em Campo Grande


O som afetivo das cordas ganhará encontro de Violas Brasileiras entre os dias 20 e 27 de agosto em Campo Grande.

O espetáculo faz parte do projeto Sonora Brasil, que reúne tons, expressões musicais e uma variedade do instrumento com características regionais pelo País afora. No Sesc do Horto Florestal, à partir das 20h, o evento será de entrada gratuita.

A programação começa no sábado (20), com o trio Sidnei Duarte, Rodolfo Vidal e Maurício Ribeiro, que vão mostrar o estilo das violas singulares, que quase não chegam a regiões fora do local de origem. Por aqui, muitos dos ritmos apresentados são conhecidos, tradicionais do Cerrado,  como siriri do Mato Grosso. Também tem o fandango do Norte do Paraná e Sul de São Paulo.

No dia 24 é a vez das violas caipiras, com os artistas Paulo Freire e Levi Ramiro, ambos de São Paulo. O repertórios surgiu de pesquisas de Paulo por Minas Gerais e as memórias da infância de Levi. Os dois vão mostrar o estilo da viola relacionada as tradições do meio rural.

Já no dia 25, será o som das violas no Nordeste, comandado pelo trio Ivanildo Vilanova, Cássio Nobre e Antônio Madureira. Os três músicos convidados, reconhecidos pela dedicação ao repertório tradicional do instrumento, apresentam um apanhado da presença da viola na cultura nordestina.

A última apresentação será no dia 27, com Marcus Ferrer e Fernando Deghi fazendo som que remete ao período colonial brasileiro, em que a viola era uma das pontes musicais entre Europa e Brasil.  Os dois vão finalizar com compositores contemporâneos que representam uma importante fase da música brasileira em que a viola caipira abre espaços nas salas de concerto e vira objeto de estudos.

O Teatro Prosa do Sesc Horto está localizado na rua Anhanduí, 200, Amambaí. Informações pelo telefone 3311-4300.

Nenhum comentário: