sexta-feira, 17 de maio de 2013

Professores comemoram 61 anos ACP neste fim de semana


Em plena atividade sindical, a ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) completa 61 anos de existência no dia 18 de maio.

Fundada em 18 de maio de 1952, a Associação Campo-grandense de Professores – primeiro nome do sindicato – sempre foi vanguarda na luta por direitos dos profissionais da educação pública da capital. Seis décadas depois, com mais de 4,5 mil filiados, a ACP continua à frente nas conquistas. A principal nos últimos anos foi concluída na negociação salarial de 2013: Aplicação da lei do piso salarial para uma jornada de 20h semanais para os profissionais da rede municipal de ensino.

Lutando por esse direito desde 2008, quando a lei federal nº 11.738/08 foi aprovada, o sindicato começou a consolidar a integralização ainda na negociação de 2012 quando assegurou a aplicação de 1/3 da jornada para a hora-atividade. O tempo maior para atividades extra-classe já acontece na REME desde o início do ano letivo de 2013. Com a integralização do valor do piso salarial em 2014, os professores de Campo Grande serão os profissionais da primeira cidade do país a garantir a lei do piso para uma jornada de 20h.

“Nessa negociação alcançamos algo histórico na rede pública de educação. Nunca negociamos o piso para 40h, nossa meta sempre foi a jornada de 20h e, graças à luta dos educadores de Campo Grande, isso torna-se realidade. Entendemos que a luta vitoriosa dos professores de Campo Grande torna-se referência para o movimento sindical da educação pública do Brasil”, avalia o presidente da ACP, Geraldo Alves Gonçalves.

Motivos para comemorar

Mesmo distante da realidade de trabalho e valorização ideal para os professores, Geraldo acredita que a aplicação do piso na rede municipal de ensino é um bom motivo para comemorações. Os educadores terão duas oportunidades para celebrar o aniversário e as vitórias da ACP.

Na sexta-feira (17), o sindicato realiza o Baile do Trabalhador e Aniversário da ACP. O evento acontece a partir das 22h, no Círculo Militar. Já no domingo (19), é hora de lazer e atividade física. ACP promove, no clube de campo da entidade, sua II Corrida e Caminhada. Podem participar professores da rede pública de Campo grande, filiados ou não ao sindicato, e dependentes dos filiados. A concentração será as 7h30 e a largada as 8h.

Além da corrida e da caminhada, o sindicato também oferece prática de atividades físicas e de lazer, como hidroginástica, yoga, dança, pilates e outros. Os filiados também concorrem a sorteio de brindes.

Serviço – O clube de campo da ACP fica na rua Capitão Airton P. Rebouças, s/n, esquina com a rua Conde da Boa Vista, Bairro Santa Emília.

Nenhum comentário: