segunda-feira, 27 de maio de 2013

Banda larga fixa vai poder oferecer web sem provedo


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) permitiu ontem que as empresas de telecomunicação que vendem banda larga fixa passem a oferecer diretamente aos seus clientes o serviço de conexão à internet, sem a necessidade de um provedor.
 
Até então, os assinantes de banda larga fixa (ADSL) tinham que contratar um provedor de acesso, como UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha), Terra, Globo.com ou iG, por exemplo, para se conectar à rede. As teles ofereciam apenas a infraestrutura de acesso a banda larga.

As teles que tiverem provedor de acesso próprio (o portal Terra, por exemplo, é da Vivo) poderão oferecê-lo aos seus clientes desde que o serviço seja gratuito.

Em nota, a Abranet (Associação Brasileira de Internet) classificou a decisão como monopolista.

"Com todos os serviços nas mãos das empresas de telecomunicações e sem obrigação de isonomia e transparência, acaba a competição, e os preços ficam a mercê dos monopolistas".

O relatório da Anatel mantém atividades exclusivas do provedor, como a oferta de correio eletrônico e acesso a conteúdo exclusivo.

O país tem 20 milhões de usuários que acessam a internet por meio da banda larga fixa. Até o fim do ano, a estimativa da Anatel é que o número chegue a 23 milhões de acessos por essa tecnologia.

Nenhum comentário: