sexta-feira, 24 de maio de 2013

Amanhã tem Dia Internacional de Brincar no Horto Florestal


Jogar bola na rua. Esconde-esconde. Queimada. Batalha de pião. Tudo o que seu mestre mandar. Entre tantos direitos, o brincar é um deles e, em meio a novos conceitos, parece se diluir na agenda das crianças. Assim, o dia 31 de maio foi intitulado pela UNESCO como o “Dia Internacional do Brincar”, com o intuito de resgatar a importância do verbo brincar no cotidiano dos pequenos.


A ideia veio da Europa, espalhou-se pela Ásia, África e Américas, e por meio da Aliança pela Infância – movimento presente em mais de 20 países e 14 núcleos no Brasil – procura discutir os problemas que afligem a infância, refletir sobre os mesmos e, claro, agir em seguida, tendo com pano de fundo o brincar. 

A iniciativa busca sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma infância digna e saudável, em todas suas esferas (psíquica, emocional, física e afetiva), para o desenvolvimento do ser humano e sua inserção no meio onde se insere. A bandeira de luta – o resgate dos jogos infantis – tenta jogar luz em relação a essa atividade tão natural na vida de uma criança, o brincar, que dependendo do contexto social está desaparecendo. 

Para a V Semana Mundial do Brincar, o Núcleo da Aliança em Campo Grande-MS programou uma série de ações. Creches e escolas do município realizaram brincadeiras durante a semana; a Organização Mundial de Educação Pré-Escolar (OMEP) levou atividades lúdicas ao Shopping Norte-Sul da cidade; Tribuna livre na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e na Câmara Municipal de Campo Grande; e o ponto alto da Semana, o “III Me Deixa Brincar”.

No sábado, dia 25, no Horto Florestal de Campo Grande, pela terceira vez, as crianças terão a oportunidade de participar de uma tarde de lazer, com pinturas, músicas, apresentações musicais, teatro, danças e oficinas temáticas. Essa feira de brinquedos e brincadeiras receberá crianças de todos os bairros da capital e tem o apoio da OMEP, Casa de Ensaio, Memórias do Futuro, Núcleo Ideia Viva, Grupos de Escoteiros, universidades públicas e privadas, Câmara Municipal, Prefeitura Municipal de Campo Grande e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

O “III Me Deixa Brincar” ressaltará o direito de brincar como direito inalienável da infância. Brincar é condição para ser criança. Das 14 às 17 horas, a criançada sentirá a gratuidade e os benefícios dos jogos. Reconhecerão o brincar como instrumento de aprendizagem; atividade essencial para a expressão e o desenvolvimento; expressão cultural intercultural e intergeracional; fonte de lazer e prazer; e comunicação

Nenhum comentário: