quinta-feira, 16 de maio de 2013

Guerra del Paraguay é atração de hoje do CineMis


O MIS (Museu da Imagem e do Som) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul apresenta até amanhã, 17 de maio, filmes da Mostra Cinema Paraguaio. As exibições estão dentro da programação da 11ª Semana de Museus e acontecem sempre às 19h, com entrada franca.

A Mostra Cinema Paraguaio conta com a parceria da Associação Colônia Paraguaia de Mato Grosso do Sul e da Associação de Professores de Espanhol do Estado e celebra a o povo, a cultura e a Independência do Paraguai, comemorada no dia 15 de maio.

Apesar de ser de um país vizinho, o cinema paraguaio é pouco conhecido pelos brasileiros e tem uma circulação bastante restrita. "Os filmes escolhidos são muito interessantes, abordando aspectos da cultura paraguaia, passando pela repercussão da Guerra do Paraguai até temas mais recentes”, afirma Mari Néli Dória, uma das curadoras da mostra.

Todas as sessões são gratuitas, têm início às 19 horas e exibirão as seguintes películas filmes: 7 Cajas, Hamaca Paraguaia, Guerra del Paraguay e Os Paraguaios e os curta-metragens Los Guaranies de Hoy, Kara’í Norte e 1811 Independencia del Paraguay. Os filmes serão exibidos em idioma original e alguns com legendas em espanhol, uma vez que não existem cópias das obras audiovisuais selecionadas com legendas em português.

"O intercâmbio cultural entre os países da América do Sul é muito importante, porque além de proporcionar uma atividade cultural e de lazer, é uma oportunidade de conhecer e reconhecer um pouco mais de culturas tão presentes em nosso Estado, contribuindo para a democratização cultural e do conhecimento", afirma Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura.

A 11ª Semana de Museus acontece em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) e tem o objetivo de mobilizar as instituições brasileiras com programações em torno de um mesmo tema. Este ano a edição acontece entre os dias 13 e 19 de maio com o tema Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social e terá um total de 1.252 instituições participantes com 3.911 atividades em 535 municípios de todo o País – incluindo o Distrito Federal.

Nenhum comentário: