terça-feira, 28 de maio de 2013

Espetáculos do Ciircuito de Teatro são selecionados pela FCMS

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul publicou nesta segunda-feira (27 de maio), no Diário Oficial, a relação dos espetáculos selecionados para o Circuito Sul-Mato-Grossense De Teatro 2013, que contará com apresentações gratuitas em teatros, espaços alternativos, ruas e praças de municípios do interior do Estado.

Foram recebidas 23 propostas, todas encaminhadas com documentação completa e dentro do prazo. Após rigoroso processo de avaliação, e tendo como base o edital de seleção, foram escolhidos oito propostas teatrais. Os grupos, que possuem atividades comprovadas em Mato Grosso do Sul há pelo menos dois anos, realizarão quarenta apresentações.

Entre os espetáculos adultos ou para infância e juventude que possam ser apresentados em teatros ou espaços com palco italiano e iluminação especial foram selecionados: Flor e Espinho Teatro com Godgle – Uma estranha vontade de chegar a algum lugar, Núcleo Cena Viva com A Lição, Associação Artística Cultural Palco de Artes Cênicas, Esporte, Lazer e Promoção Social - Grupo Teatral Palco Sociedade Dramática com O Escurial.

Na categoria de espetáculos de rua ou de linguagem circense que possam ser apresentados em espaços abertos (ruas, praças, pátios de escolas, ginásios, quadras de esporte) foram selecionados: Teatro Imaginário Maracangalha com Areotorare, Ricardo Gonçalves Thibau de Almeida com A tenda das adivinhações e Associação Cultural Aplauso com Cadê.

Já entre os espetáculos adultos ou para infância e juventude que possam ser apresentados em quaisquer espaços, desde que não necessitem exclusivamente de estrutura de iluminação cênica, foram selecionadas as propostas do Núcleo Jair Damasceno, com Calaboca e Grita! e Charlles Santos, com 100 virtuose.

A Comissão de Seleção foi formada pelo gestor de Produção Cultural, Marcio Veiga da Silva, suplente que assumiu a vaga do titular, o ator e diretor de teatro Carlos Augusto Palermo, pelo professor universitário e diretor de teatro Marcus Vila Góis e pelo ator e diretor de teatro Leandro Faria.

O Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro busca divulgar as produções do Estado e estimular a cultura. Fomenta a formação de plateia e o surgimento de novos grupos por meio de ações alternativas, pesquisas e intercâmbios. Já passou por 52 cidades em cinco anos e contemplou um público aproximado de 65 mil pessoas. O todo 36 grupos teatrais encantaram os participantes em 195 apresentações.

“O Circuito possibilita uma melhor visualização do que é produzido no Estado, já que muitas peças não são vistas no interior por falta de espaços. O projeto aproxima o espetáculo da platéia”, explica o coordenador do Núcleo de Teatro da Fundação de Cultura, Márcio Veiga.

“Investir no teatro é fortalecer a identidade cultural do Estado, aprimorar o pensamento crítico da população e oferecer a oportunidade de contato com essa arte profundamente criativa. Os investimentos aplicados nessa área demonstram o compromisso da Fundação de Cultura e do governo do Estado com a divulgação, o aprimoramento técnico e o registro dessa importante manifestação artística em solo sul-mato-grossense”, analisa o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros.

Serviço: Outras informações no Núcleo de Teatro da Fundação de Cultura, pelos telefones (67) 3316-9172 ou 3316-9173

Nenhum comentário: