sexta-feira, 17 de maio de 2013

Festa de São Benedito terá início hoje na Capital



A tradicional Festa de São Benedito terá abertura nesta sexta-feira (17), às 19h30, com uma missa. Esta será a 94ª edição do evento realizado pela Associação dos Descendentes de Tia Eva, entidade ligada à Comunidade Remanescente de Quilombo Eva Maria de Jesus (mais conhecida como Tia Eva), localizada na Capital.

O evento que conta com o apoio do governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), será realizado no período de 17 a 26 de maio de 2013, com atividades afros.

A festa, de cunho religioso, já é uma tradição em Campo Grande, e vem sendo feita pela comunidade negra desde 1919, quando foi fundada a igrejinha de São Benedito pela ex-escrava Eva Maria de Jesus.

A coordenadora Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul, Raimunda Luzia de Brito, participa da abertura juntamente com outras autoridades estaduais. A FCMS promoverá os shows musicais durante as festividades. 

“A importância do evento é nós conseguirmos fazer cumprir o desejo de Tia Eva, que é divulgar a festa que foi um milagre na vida dela. A cada festa que nós fazemos, nos sentimos realizados e com dever cumprido”, diz a presidente da Associação dos Descendentes de Tia Eva, Lucia da Silva Araújo Almeida.

Eva Maria de Jesus 
A história da comunidade se confunde com a própria história de Tia Eva. Escrava nascida em Mineiros, Goiás, Eva Maria de Jesus sempre sonhou um dia poder criar suas filhas com a melhor educação. Casada por duas vezes, Eva Maria teve três filhas: Joana Lazara e Sebastiana. Em 1887, aos 49 anos, obteve sua carta de alforria, momento no qual realizaria seu segundo sonho: vir para o Mato Grosso (na região onde é atualmente Mato Grosso do Sul) e construir um lugar para seus descendentes. Saiu de Goiás em 1905, chegando em Campos de Vacaria - hoje Campo Grande - onde trabalhou como lavadeira, parteira, cozinheira, curandeira e benzedeira. 

Ela era uma espécie de médica da época e, de forma impressionante, sabia ler e escrever, o que, para quem havia sido escrava, era um dom. Procurada por inúmeras pessoas, tornou-se referência na comunidade, o que lhe rendeu alguns benefícios financeiros. Em 1910 adquiriu uma terra de oito hectares que lhe custou 85 mil réis.

Tombamento

Em 26 de abril de 2008, a Fundação Cultural Palmares concedeu a Certidão de Autodefinição como Comunidade Remanescente de Quilombos aos descendentes de Tia Eva. A comunidade atualmente é constituída por cerca de 115 famílias, sendo a maioria dos moradores formada por pessoas negras. No dia 5 de maio de 1998, a Igrejinha de São Benedito recebeu o definitivo tombamento como parte do Patrimônio Histórico de Mato Grosso do Sul, pelo Governo do Estado.

Programação da Festa de São Benedito

Dia 17 de maio – Sexta-Feira

19h30 – Missa

- Pronunciamento da presidente da Associação Tia Eva e autoridades. 

22h30 - Show Baile com Grupo Trem Bom (entrada franca)

Dia 18 de maio - Sábado

13h30 – Torneio de Futebol “Tia Eva”

19h – Terço de São Benedito (sob responsabilidade da Legião de Maria e Comunidade, com a parceria de convidados).

23h – Show Baile com Grupos Gaita de Ouro e Los Celestiales

Dia 19 de maio - Domingo

08h30 - Torneio de Futebol “Tia Eva”

19h – Terço de São Benedito.

20h30 - Show de Pagode com os Grupos Axé Muage e Aconchego

Dias 20 de Maio – Segunda-Feira

19h – Terço de São Benedito.

Dia 21 de Maio – Terça-Feira 

19h – Terço.

Dia 22 de Maio – Quarta-Feira

19h – Terço de São Benedito.

Dia 23 de Maio – Quinta-Feira

19h – Terço de São Benedito.

20h – Noite Cultural com: apresentações e Concurso Dança. 

23h - Show Baile com Grupo Eco do Pantanal. 

Dia 24 de Maio – Sexta-Feira

19h – Terço de São Benedito. 

21h30– Show com Grupos de Pagode Mistura de Raça e Samba de Prima

Dia 25 de Maio – Sábado

13h30 – Semifinal do Torneio de Futebol “Tia Eva”

19h – Terço de São Benedito.

23h – Baile com Gregório e Grupo Fronteira

Dia 26 de Maio – Domingo

8h30 – Final do Torneio de Futebol “Tia Eva”

8h30– Procissão e Missa

11h – Almoço com Baile Dançante com Pratas da Casa (cantores da comunidade)

20h30 – Show Baile com Marlon Maciel 

Serviço

A Festa acontece no Salão Social da Comunidade que fica na rua Eva Maria de Jesus, s/nº no Bairro do Seminário, em Campo Grande.

Nenhum comentário: