sexta-feira, 31 de maio de 2013

FCMS apresenta em junho exposição de Nelma Camargo


A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) inaugura na próxima quarta-feira (05 de junho), a exposição “Sonhante - Imagens e histórias do sonhante que há em cada um de nós", da artista Nelma Aires Camargo, às 19h, no foyer do Teatro Aracy Balabanian no Centro Cultural José Octávio Guizzo. 

Ao criar esta coleção "Sonhante - Imagens e histórias do sonhante que há em cada um de nós", a artista partiu do princípio que representaria um mundo surrealista, evocando sentimentos, imagens e situações com os quais nos identificamos, sugestivos das experiências humanas, como a luta entre o bem e o mal e seres que nos protegem, mas de forma lúdica, onde cores e formas fossem alegres e agradáveis ao olhar do outro.

“Pesquisei sobre o mundo da mitologia que é uma expressão criativa da imaginação humana e, não só tem sido escrita, contada oralmente, e pintada através de cada cultura, sendo um espelho de nossa própria paisagem interior. Imaginei um trabalho ligado ao outro e criei uma história sobre ela, ou foi ao contrário?”, conta Nelma.. 

A artista é graduada e trabalhou muitos anos como psicóloga, mas sempre gostou muito de arte e dedicou-se ao Designer Gráfico a partir de 2003, quando então passou a criar texturas para Internet e mundos virtuais. Em determinado momento, gostando de arte, pensou em aprender a pintar. Foi então para a Amazônia e passou 15 dias em um barco no rio, com um grupo de artistas, em uma classe de ilustração botânica. Essa viagem deu frutos, pois depois dela teve a certeza que gostava de pintar. 

“Daquele tempo até agora tenho estudado muito sobre arte, fazendo cursos sobre sua história, bem como a parte prática e aprendi a manusear vários tipos de tinta e objetos no processo da criação: tinta acrílica e à óleo, materiais variados, como terra, mármore, e pigmentos e, em determinado momento, cresci o suficiente para poder exibir meus trabalhos em vários museus e galerias do Brasil”, explica a artista. 

A exposição vai até 29 de julho de 2013. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1795.

Nenhum comentário: