sexta-feira, 24 de maio de 2013

Dia de Brincar resgata atividades da infância nos Ceinfs


Com a finalidade de valorizar as brincadeiras da infância como amarelinha, pular corda, cantigas de roda, elástico e soltar pipa, a Prefeitura de Campo Grande participa ativamente da Semana do Brincar. 

As atividades tiveram início no dia 16 de maio e vão até amanhã (25). Cerca de 160 crianças com idade entre quatro (4) meses a cinco (5) anos participaram nesta manhã, no Ceinf Professora Adriana Nogueira Borges, no bairro Jardim Presidente, do Dia do Brincar.

A iniciativa faz parte do movimento mundial, Aliança pela Infância, do qual a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) e Secretaria Municipal de Educação (Semed) são parceiros. 

Desde às oito horas da manhã, as monitoras do Ceinf estiveram envolvidas com as crianças nas brincadeiras que aconteceram em frente à unidade, sob proteção do efetivo da Guarda Municipal e Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), que garantiram a interdição e segurança da via.

 A diretora do Ceinf, Josiane Stalschmidt reforça a importância do projeto, que tem como foco resgatar essas atividades que, segunda ela são essenciais para um desenvolvimento saudável das crianças. “Hoje é um dia diferente para as nossas crianças.

 Preparamos um ambiente seguro, para que elas desfrutassem as brincadeiras de rua, como aconteciam antigamente sem qualquer ameaça. Sabemos que é por meio das brincadeiras coletivas como pular amarelinha, competir, ganhar e perder, esperar a vez, que as crianças dão sinal se estão com algum problema emocional ou outro tipo de problema.

 Quando estão interagindo, as atitudes delas demonstram seu estado. Garantimos esse momento para que possamos contribuir de maneira integral para o desenvolvimento das crianças assistidas pelos Ceinf da prefeitura”, explica.

Josiane ressalta que nos dias atuais são raros os momentos das brincadeiras de infância, pois pensando na segurança das crianças, os pais acabam criando um ambiente para manter os filhos sob proteção, dentro de casa. “É quando as crianças ficam horas na frente da televisão, no computador. 

Na sua maioria elas crescem hoje sem as brincadeiras infantis que nós fomos acostumados e isso não é positivo para o desenvolvimento delas.

 Até mesmo os pais, por conta das atividades rotineiras e correria do dia a dia acabam não dispondo de tempo para interagir com os filhos. Por isso, eles apreciam quando acontecem essas atividades no Ceinf”, afirma a educadora. 

A iniciativa é do movimento mundial, Aliança pela Infância - Alliance for Childhood - uma rede que atua facilitando a reflexão e a ação das pessoas que se preocupam com o cuidado e com a educação das crianças. 

A representante da entidade, a pedagoga Angela Maria da Costa entende que a infância é um momento especial da vida dos seres humanos, já que é quando aprendemos a andar, falar, conviver com os outros e com o mundo. “É o despertar para a vida, quando descobrir nós mesmos.

 Preservar a infância significa garantir um futuro de paz, pois é essa imagem que carregaremos dentro de nós durante nossas vidas”, justifica. 

“Me Deixa Brincar”

No próximo sábado, dia 25 de maio, a prefeitura, por meio da SAS, Semed, Fundação Municipal de Cultural (Fundac) e Fundação Municipal de Esporte (Funesp), apoiará o projeto "Me Deixa Brincar".

 Na ocasião, várias entidades como universidades, Ceinfs, Clube de Escoteiros, Omep e demais entidades parceiras irão promover ações voltadas para as brincadeiras, no Horto Florestal. As atividades, que envolvem brincadeiras e apresentações culturais acontecem das 14h às 17h30. O evento é aberto ao público. 

Os eventos são baseados nos princípios de gratuidade, "brincar para todos", "brincar sob todas as formas" e "brincar em toda parte.

Dia do Brincar

O dia 31 de maio foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como o Dia do Brincar. 

O objetivo desta data foi resgatar e incentivar a valorização da importância do brincar na vida das crianças, jovens e adultos. 

O movimento mundial Aliança pela Infância - Alliance for Childhood - 
teve início na Inglaterra em 1977, como resultado da preocupação de um grupo de pessoas com a situação da infância no mundo contemporâneo.

Em Campo Grande, o grupo de voluntários do movimento começou a atuar em 2008. A Capital é a única cidade em Mato Grosso do Sul a fazer parte da Aliança pela Infância. 

As atividades da “Semana Mundial do Brincar”, na capital sul-mato-grossense, tiveram início em 2009.

Nenhum comentário: