segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Projeto vagão do conhecimento pecorre interior de MS

Nesta segunda-feira(29) até o dia 3 de dezembro, o projeto Vagão do Conhecimento vai contribuir com estudantes das cidades de Miranda e Aquidauana, partindo também para Três Lagoas no dia 30 do mesmo mês. Realizado desde 2006, o projeto da América Latina Logística – ALL, percorre as cidades à margem da linha férrea com cursos, oficinas e palestras educativas, que beneficiam crianças de 3ª a 6ª série, alunos de escolas públicas dos estados por onde a companhia atua.

Uma das monitoras, Francielen Piratelli, que está no projeto desde seu início, conta que o mais motivador é ver que a criança passa a perceber uma nova realidade com novas perspectivas de vida: “O Vagão do Conhecimento além de inserir cultura, discute e promove fortemente a educação e suas possibilidades, e funciona como um agente esclarecedor para as crianças”.

O projeto que antes era realizado dentro dos vagões do trem, e hoje é levado para dentro da sala de aula, propõe atividades lúdico-educativas e aborda elementos do folclore nacional e regional, o que favorece a agregação de conhecimentos, contribuindo assim, com o fortalecimento da cultura. Além disso, os alunos criam fantoches sobre os temas, o que estimula a criatividade e o desenvolvimento de histórias sobre os assuntos levantados; e ainda recebem aulas de inclusão digital.

A coordenadora de Gente e Gestão da ALL no MS, Karina Sakimoto, lembra que são oferecidas pequenas palestras sobre segurança na linha férrea, com material didático e divertido. E a monitora Francielen menciona que recebe um retorno muito positivo dos professores, com relação à mudança de comportamento das crianças, diante da linha do trem: “Muda mesmo, eles contam, que elas passam a prestar mais atenção, preocupam-se com o maquinista e orientam os pais quanto aos riscos, quando estão próximos do local”.

Serviço – O Vagão do Conhecimento será realizado no dia 29 de novembro a 3 de dezembro, nos períodos matutino e vespertino, nas cidade de Aquidauana e Miranda, interior de MS. E no dia 30, nos mesmos períodos, também será realizada em Três Lagoas até o dia 3 de dezembro. O projeto vai beneficiar cerca de 70 crianças por período. Para mais informações ou para levar o projeto à sua escola, entre em contato no (67)2107-2130 – Coordenação de Gente e Gestão, da Unidade de Produção da ALL no MS, localizada em Campo Grande.


Sobre o Instituto ALL


Lançado em 2008, o Instituto ALL de Educação em Cultura (www.all-logistica.com/rse) promove ações socioambientais por meio de projetos concretos em busca da qualidade de vida e socialmente responsáveis. Promove programas educativos, culturais e de estimula ao voluntariado que já beneficiaram mais de 365 mil pessoas nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Como organização da Sociedade Civil de interesse Público (OSCIP), seus projetos estão abertos à empresas que tenham os mesmos princípios em busca de um mundo sustentável.


Entre os principais projetos do Instituto ALL, destacam-se a Oficina de Talentos, em que estudantes de escolas públicas recebem orientação profissional em cursos de mecânica e Elétrica, o Vagão do Conhecimento, que percorre as cidades à margem da linha férrea com cursos, oficinas e palestras educativas e o Vagão Ambiental, vagão itinerante onde educadores contratados pela ALL promovem aulas de preservação ambiental.

Em programas internos como o ALL nos Trilhos da Educação, que permite aos colaboradores a conclusão do ensino médio, a empresa promove o desenvolvimento e a integração de seus colaboradores. Por meio dos Comitês de Gente presentes em todas as unidades da companhia, são promovidas ações de melhoria, qualidade de vida e voluntariado.

Nenhum comentário: