terça-feira, 16 de novembro de 2010

Oficina de teatro com inscrições gratuitas na capital

Como parte da programação em Campo Grande do Fito (Festival Internacional de Teatro de Objetos), começam nesta quarta-feira (17/11) e prosseguem até o próximo dia 24 de novembro, no auditório Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, duas oficinas gratuitas abertas ao público: Quadro a Quadro (Stop Motion) e Intervenção Pedagógica. Promovido pela Fiems, por meio do Sesi, o Fito, que reúne uma série de 76 espetáculos gratuitos encenados por 15 companhias de cinco países, fará sua turnê pela Capital no período de 25 a 28 de novembro, também no Albano Franco.

Segundo o gerente técnico do Sesi, Arnaldo Leite, a marca registrada do Festival é estimular a criatividade das pessoas, colocando como elemento central a cultura de cada localidade onde ele é realizado.

“Trata-se de um evento que alcançou êxito em outras cidades do País e agora chega a nossa cidade para trazer inovação e promover a criatividade.

Nesse teatro, os atores são produtos feitos pela indústria, o que acaba criando uma identificação com o público”, analisou, conclamando a população para participar das atividades lúdicas e também das oficinas gratuitas.

Ao todo, as oficinas terão carga horária que varia de 20 a 42 horas entre os dias 17 e 24 de novembro, disponibilizando 40 vagas, cujas as inscrições podem ser feitas no 3º andar do Edifício Casa da Indústria.

No caso da oficina de Intervenção Pedagógica, que será realizada de 17 a 21 de novembro, sempre das 9 às 13 horas, são oferecidas 20 vagas, tendo como responsável Katy Deville, codiretora da companhia francesa Théâtre de Cuisine e uma das criadoras do termo Teatro de Objetos, fazendo parte da primeira geração que implementou esta vertente artística no mundo.

Já a oficina Objetos Quadro a Quadro ou Stop Motion, que será realizada de 18 a 24 de novembro, sempre das 13 às 20 horas, também oferece 20 vagas e será ministrada por Ulisses da Cunha Tavares e Enzo Giaquinto.

O primeiro é um dos diretores do Giramundo Teatro de Bonecos, sendo ator e bonequeiro, além de autor de livros, comerciais e minisséries com animação especial, enquanto o segundo é fotógrafo, marionetista e animador, participando de projetos como “Vinte Mil Léguas”, série sobre mitologia grega exibida no programa Fantástico (Rede Globo).

Nenhum comentário: