sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Aral Moreira realiza hoje segunda olimpiada de foguetes

A Segunda Olimpíada de Foguete Caseiro das Escolas de Aral Moreira acontece hoje (12) no campo municipal de Aral Moreira, a partir das 14 horas. A competição, de caráter cientifico, compreende o lançamento de foguete caseiro de garrafa pet.

Os idealizadores do projeto, os professores de Física Djalma Santos Silva e Emerson Macedo dos Santos, explicam que cada uma das equipes realizará o lançamento de dois foguetes.

“O conjunto de atividades busca enfatizar noções de engenharia aeronáutica e princípios como a 3ª lei de Newton, ação e reação, Teorema do Impulso e Quantidade de Movimento. Outro fator relevante é o fato da atividade estimular a criatividade, habilidades e o espírito de equipe”, afirma Djalma.

Emerson Macedo esclarece que a Olimpíada é antecedida por aulas teóricas envolvendo todos os princípios destacados e suas aplicações no experimento.

Os lançamentos serão realizados pelos alunos do Ensino Médio das Escolas Estaduais do município de Aral Moreira.

O objetivo principal é estimular o interesse dos alunos pela Astronomia e ciências afins, de maneira a apoiar e complementar as disciplinas do currículo escolar com atividades criativas.

É uma ferramenta para as instituições escolares procurarem aperfeiçoar o seu ensino e, como tal, favorecerem o aluno com uma melhor compreensão das questões da Física, como também das outras ciências através da experimentação lúdica e interativa.

A primeira olimpíada de foguetes em Aral Moreira aconteceu no dia 7 de outubro de 2009. Participaram 24 equipes, com a presença e mais de mil pessoas da comunidade local, a maioria estudantes. O evento contou ainda com a participação do Corpo de Bombeiros, para garantir a segurança.

Uma comissão julgadora pontuou os lançamentos baseando-se nos critérios: clareza na explicação da fundamentação teórica, criatividade, habilidade, e tempo de voo. Ao fim da competição, as três equipes mais pontuadas foram premiadas com troféus e medalhas.

As inscrições para a 2ª Olimpíada podem ser feitas na Escola Estadual João Vitorino Marques, na rua Bento Marques, 897, em Aral Moreira (MS). Mais informações pelo telefone (67) 3488-1181.

Nenhum comentário: