sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Coros Universatarios fazem concertos na capital

Nos próximos dias 19 e 20 de novembro três coros universitários estarão reunidos em Campo Grande para a realização de concertos em parceria: o Coral da Universidade do Estado de Santa Catarina, sob a regência de Sérgio Luiz Figueiredo; o Coral da Universidade Federal da Grande Dourados, regido por Fábio Bernobic; e o Coro de Câmara da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, regido pelo maestro Manoel Rasslan.

A reunião dos três coros universitários tem como principal objetivo o intercâmbio entre cantores, preparadores vocais e regentes, que resultará em apresentações gratuitas oferecidas à população de Campo Grande. O repertório será marcado por obras de diferentes estilos e épocas, representativas do cancioneiro popular, erudito e folclórico.

O encontro dos três grupos é uma atividade que envolve, no âmbito da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o Programa de Extensão Movimento Coral da UFMS, que tem orientado ações relacionadas ao canto coral, articulando as atividades de extensão na área com os segmentos do ensino e pesquisa, fortalecendo a educação musical e o contato com a comunidade.

No âmbito da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) a atividade recebe o apoio do Centro de Artes e do Grupo de Pesquisa Música e Educação, registrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), liderado pelo maestro e doutor Sérgio Luiz Figueiredo, e do qual Manoel Rasslan também é membro.

Corais - O Coral da Udesc foi reativado no primeiro semestre de 2006 pelo professor doutor Sérgio Figueiredo e, desde então, vem representando a universidade e divulgando a prática da música vocal em conjunto. Atualmente, o repertório do coro é composto por músicas populares brasileiras, folclóricas e sacras.

Já o Coral da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) teve início em agosto deste ano e é formado por professores, alunos e funcionários da instituição, bem como por pessoas que não estudam na universidade.

O Coro de Câmara da UFMS tem suas atividades pautadas pela interpretação de repertório musical com obras de épocas e estilos variados. O grupo está ligado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Serviços - No dia 19, às 20h, os coros se apresentarão no Teatro Prosa, localizado no Sesc Horto. Duas apresentações estão programadas para o dia seguinte: uma às 10h no Espaço Chico Xavier (Livraria Arte e Técnica) e outra às 20h na Igreja Presbiteriana do Brasil. Os concertos serão gratuitos.

O Teatro Prosa fica na rua Anhanduí, 200, Centro; a Livraria Arte Técnica na rua Dom Aquino, 431, também região central, e a Igreja Presbiteriana do Brasil na rua Dom Aquino, 1.825.

Nenhum comentário: