quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Coletiva de artesanato do MS começa hoje na capital

Um panorama do artesanato de Mato Grosso do Sul. É o que promete a próxima exposição temporária da Casa do Artesão, promovida pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), a partir desta quarta-feira (24), às 15h.

A IV Coletiva de Artesanato do MS permanece até 16 de março de 2011, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e sábado das 8h às 12h. A exposição demonstra o desenvolvimento do artesanato sul-mato-grossense em 2010, ocasionado pelas ações do governo estadual.

As iniciativas da Gerência de Atividades Artesanais da FCMS dialogam com a metodologia e as diretrizes do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que tem por objetivo gerar oportunidades de trabalho e de renda, bem como estimular o aproveitamento das vocações regionais, levando à preservação das culturas locais e à formação de uma mentalidade empreendedora, por meio da preparação para o mercado competitivo.

O projeto Artesania atua em Mato Grosso do Sul por meio de oficinas técnicas que abrangem programa de capacitação e/ou de reciclagem; oficinas de design, que visam desenvolver uma nova linha de produtos exclusivos que possam ter utilidade no dia-a-dia, tendo como meta final à conquista de novos mercados e oficinas de gestão, etapa em que são ministrados cursos de formação de preço de venda, de gerenciamento e de atendimento ao público, buscando a profissionalização do artesão.

Em 2010, foram ministradas oficinas de capacitação nos municípios de Jaraguari; Ivinhema; Ponta Porã; Ribas do Rio Pardo; Maracaju; Iguatemi; Guia Lopes da Laguna; Eldorado e Bodoquena, para um total de 190 pessoas.

Com o apoio do SEBRAE/MS, foram realizadas oficinas de design em Campo Grande; Porto Murtinho; Coxim e Nioaque, aperfeiçoando o trabalho de 120 artesãos, além de oficinas de gestão em Ivinhema; Ribas do Rio Pardo; Maracaju; Coxim e Campo Grande, preparando mais 165 artesãos para o mercado competitivo. Dessa forma, o projeto artesania esteve em 13 municípios em 2010 e atendeu a um público de 475 pessoas.

A Casa do Artesão de Campo Grande fica na Avenida Calógeras, 2050 – Centro. Mais informações pelos telefones (67) 3383-2633 ou 3316-9107.

Nenhum comentário: