segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Continua esta semana Festival de música clássica no Glauce

Encontro com a Música Clássica 2010, promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e pela Prefeitura Municipal de Campo Grande por meio de suas respectivas Fundações de Cultura e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, (UFMS) promove uma integração pela América Latina, integrando músicos da Bolívia, Argentina e Trinidad e Tobago.

Uma outra característica dessa edição, que vai de 6 a 10 de novembro, é a união do clássico ao regional em concertos com a participação de artistas do Estado e o resgate de um ícone da cultura pantaneira, a viola de cocho.

De acordo com o diretor artístico do Encontro, o maestro da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, Eduardo Martinelli, na quarta edição do festival, a preocupação foi proporcionar ao público uma viagem por diversos ritmos e pela própria história da música.

“A Orquestra de San José de Chiquitos da Bolívia, regida pelo maestro Matias Vivot da Argentina, trará relíquias da música barroca, resgatadas nas cidades históricas bolivianas que fizeram parte das missões jesuítas”, explica o maestro ao citar uma das atrações do festival.

De Trinidad e Tobago, ilha do Caribe, o Steel Drum, tambor de aço feito a partir de barris de petróleo, promete encantar o público pela sua peculiaridade, no recital da musicista Soluna Garnes.

A abertura do festival vai reservar um momento de encontro do clássico com o pop regional, em concerto da Orquestra Sinfônica com músicos como Márcio de Camilo, Rodrigo Teixeira, Jerry Espíndola, Evelyn Lechuga, Melissa Azevedo e Filho dos Livres. O encerramento trará o som da viola de cocho, das mãos de Thiago Quevedo, que apresenta o espetáculo áudio-visual, Araras da Cidade, Músicas do Mato.

Além dos concertos, realizados sempre às 20 horas, no Teatro Glauce Rocha, o encontro com a Música Clássica terá cursos de aperfeiçoamento para músicos, oficinas de coral infantil e o Prêmio Campo Grande de Música de Concerto.

Mais informações: www.sinfonicadecampogrande.com.br


Fotos Divulgação: Márcio de Camillo, Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, Orquestra de San José de Chiquitos (Bolívia), Evelyn Lechuga.


Programação


Segunda 08/11
09:00 - Curso de Coral Infantil – UFMS - (Prof. Silmara Drezza)
09:00 – Curso de Violino/Viola/Violoncelo – (Prof. Julio Possette e Ellen Carolina)
14:00 – Curso de Teoria Musical – UFMS (Prof. Rafael Salgado)
09:00 – Ensaio – Orquestra Barroca, Orquestra de San José (Santa Cruz de La Sierra - Bolívia), Grupo Vocal Feminino UFMS, Julio Possete (violoncelo), José Augusto Nogueira (violino). Maestro Matias Vivot (Argentina).

20:00 – Concerto América Latina - Clássicos da música barroca e composições históricas herdadas das missões Jesuítas em San José de Chiquitos (Bolívia) serão apresentadas ao público pelo maestro argentino Matias Vivot, que regerá a Orquestra Barroca de Mato Grosso do Sul, a Orquestra Juvenil de San José de Chiquitos , o Grupo Vocal Feminino da UFMS e os solistas Júlio Possete (violoncelo) e José Augusto Nogueira (violino).

Terça-feira 09/11

09:00 - Curso de Coral Infantil – UFMS (Prof. Silmara Drezza)

09:00 – Curso de Violino/Viola/Violoncelo - UFMS - Prof. Julio Possette e Ellen Carolina

14:00 – Curso de Teoria Musical – UFMS (Rafael Salgado)

14:00 - Glauce Rocha - Ensaio da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande com Soluna Garnes (Trinidad y Tobago). Ensaio com Coro e Alunos do Festival.

20:00 – Steel Drum e Prêmio Campo Grande de Música de Concerto – Formada em Percussão Erudita, a musicista de Trinidad y Tobago Soluna Garnes vai apresentar ao público sul-mato-grossense o rítimo do Steel Drum (tambor de aço), feito a partir de barris de petróleo. O instrumento originário da ilha caribenha produz diversos ritmos, de populares a eruditos. Na mesma noite se apresentam os grupos finalistas do Prêmio Campo Grande de Música de Concerto e acontece o anúncio dos vencedores.

Quarta 10/11

09:00 - Curso de Coral Infantil – UFMS – Prof. Silmara Drezza

09:00 – Curso de Violino/Viola/Violoncelo - UFMS Prof. Julio Possette e Ellen Carolina

09:00 - Recital de Steel Drum - Quarta Cultural UCDB com Soluna Garnes

14:00 – Curso de Teoria Musical – UFMS

14:00 - Glauce Rocha - Ensaio da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande com Soluna Garnes (Trinidad y Tobago). Ensaio com Coro e Alunos do Festival, Araras da Cidade Músicas do Mato.

20:00 – Concerto Araras da Cidade, Música do Mato

O encerramento do Encontro com a Música Clássica terá apresentação dos alunos dos cursos de coral e de instrumentos; Concerto de Steel Drum, com Soluna Garnes e Orquestra e o espetáculo Araras da Cidade Músicas do Mato, com Thiago Quevedo (viola de cocho), unindo música e imagens e propondo uma reflexão sobre o meio-ambiente.

Encontro com a Música Clássica

Em sua IV Edição, o Encontro com a Música Clássica, realizado em parceria pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio de suas Fundações de Cultura, consolida-se como um importante meio de difusão da música orquestral em Mato Grosso do Sul.

Neste ano, o Encontro é marcado pela presença de músicos da Bolívia, Argentina e Trinidad y Tobago e pela realização de oficinas com estudantes vindos de outras cidades do Estado, como Ivinhema, Três Lagoas e Dourados.

Eduardo Martinelli – Diretor artístico

O Maestro Eduardo Martinelli é formado em violão erudito pela Faculdade Lusíada de Santos, com especialização em violoncelo, violino e regência. À frente da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande desde a sua estréia em 2007, tem realizado um importante trabalho de divulgação da música orquestral, apresentando clássicos eruditos em concertos sempre gratuitos. Martinelli também tem se dedicado ao resgate e valorização de instrumentos típicos de Mato Grosso do Sul, preparando arranjos para Viola Caipira e a Viola de Cocho, seja em estréia de obras de instrumentistas ou em clássicos regionais.

Para o Festival, Martinelli preocupou-se em ampliar a integração com os países vizinhos, fortalecendo ainda mais o intercâmbio cultural da América Latina.

Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande foi criada pela lei 4.403/06 e realizou seu concerto inaugural em outubro de 2007, sob a regência do maestro Eduardo Matinelli. Desde então tem se apresentado na capital e em dezenas de cidades do interior de Mato Grosso do Sul. Seus solistas, duos, trios, quartetos e orquestra de câmara também realizam intercâmbio na América Latina, participando de festivais internacionais na Bolívia, Paraguai, Argentina e Chile, além de ter recebido músicos da Itália, Suiça, Estados Unidos e Espanha. Demonstrando que a música não tem fronteiras.

O caráter social da orquestra é marcado por suas apresentações sempre gratuitas, concertos didáticos e populares nas escolas e parques de Campo Grande. A aceitação da música clássica mostra a importância da música orquestral, que não está nos veículos de massa, mas consegue encantar os mais variados públicos, pela beleza das interpretações de clássicos da música erudita e regional.

Julio Possette - O violoncelista Júlio Possette, faz especialização em Educação Musical na Universidade Estadual de Londrina (UEL) com pesquisa focada na avaliação da performance dentro do ensino coletivo de cordas. Atribui sua formação ao Zygmunt Kubala e também ao período no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí.

Profª. Silmara Drezza - Silmara Drezza, natural da cidade de Jundiaí (SP) é formada em Licenciatura Plena em Música pela Faculdade de Música Carlos Gomes em São Paulo e piano pelo Instituto Gomes Cardim em Campinas. Desde 2009 é coordenadora da área coral do Instituto Baccarelli.

Maestro Eduardo Escalante - Compositor, regente, folclorista, professor universitário (Instituto de Artes - Unesp), autor de mais de 300 obras. Tendo composto para quase todos os gêneros musicais, da sua produção destacam-se a Sinfonia nº 1, 18 prelúdios para piano, inúmeras peças para instrumentos solistas e uma Ópera (O Pagador de Promessas).

Maestro Matias Vivot - Formou-se no Conservatório de Música de Buenos Aires e na Universidade Católica Argentina. Desde 2010 dirige a Orquesta Juvenil “San José de Chiquitos”, na Bolivia. É também arranjador e diretor do grupo vocal "Estación". Dirige também os Coros do Colégio Franco-Argentino e professor no Colégio de Todos los Santos.

Professor Rafael Salgado - Rafael Salgado é graduado em Bacharel em Música - instrumento violão, e Licenciado em Música. Atua como professor de violão e disciplinas ligadas à Música, além de atividades musicais como instrumentista.

Nenhum comentário: