sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Geraldo Espindola se apresenta hoje em SP

O Compositor Sul-mato-grossense Geraldo Espíndola se apresenta nesta sexta (12), a partir das 20h, no Memorial da América Latina, na capital Paulista. Geraldo e mais uma gama de artistas sul-mato-grossenses fazem parte do projeto "Brasil Canta MS" promovido pelo Governo de Mato Grosso do sul.

O Brasil Canta MS é uma turnê inversa do já consolidado "MS Canta Brasil". Shows mensais gratuitos, em Mato Grosso do Sul, com artistas nacionais e regionais. Pelo projeto já se apresentaram grandes nomes da Música Nacional como Titãs, Paralamas do Sucesso, Fafá de Belém, Seu Jorge entre tantos.

"Agora é a vez de Mato Grosso do Sul visitar outros estados e levar nossa música e nossa cultura para ser conhecida e reconhecida nacionalmente" enfatiza Geraldo Espíndola, ícone da musicalidade sul-mato-grossense.

Serviço
Fundação Memorial da América Latina - FMAL - São Paulo
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda - (11) 3823-4600
Entrada franca.

Sobre Geraldo Espíndola
Campo-grandense de nascimento tem o veio artístico ligado a sua família, desde os antepassados. Em reuniões familiares na casa de seus avós Humberto e Alzira, nomes herdados por dois de seus irmãos, sempre havia conserto de piano de seus tios: Aécio Haroldo e Marcelo (Trigêmeos) que tocavam Bach para três pianos.

Até os 12, Geraldo só queria saber de brincar "era moleque de rua". Mas em 1967 já num internato, aprendeu a tocar violão com o irmão Sérgio, só para tocar as Musicas de Roberto Carlos. Durante seus estudos. De 1967 a 1971, período em que sua parceria com Paulo Simões foi intensificada, compôs "A flor do meu jardim", sua primeira música, com melodia agitada estilo iê-iê-iê.

Em 1978 compôs metade das composições do Lp "Tetê e o lírio selvagem". Disco com o qual Geraldo ganhou apenas fama, e a partir dele seus sucessos como Cunhataiporã, Vida Cigana e Rio de Luar ganharam projeções nacionais. Geraldo tem músicas gravadas por artistas de renome com Lecy Brandão, Almir Sater, Tetê Espíndola, Raça Negra, entre tantos outros. Mais recentemente, Zeca Baleiro gravou Cunhataiporã, no seu último álbum: Trilha

Em julho de 2008, Geraldo Espínola abriu o show de Nando Reis, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Na ocasião, tocou para 60 mil pessoas: "Não sei como consegui tocar todas as músicas, estou tremendo até agora. Foi simplesmente a maior emoção da vida de um velho pantaneiro".

Nenhum comentário: