Neste sábado (5), no Dia Mundial do Meio Ambiente, o Ibama/MS e a Universidade Anhanguera-Uniderp realizam diversas atividades na Praça Ary Coelho. Dentre os objetivos estão sensibilizar a sociedade em relação ao meio ambiente e ao uso racional dos recursos naturais e disseminar informações sobre as principais questões ambientais e promover a educação.
O curso de Ciências Biológicas está diretamente envolvido na ação e participará com estudantes e professores desenvolvendo, conjuntamente com o Ibama e outras instituições, diversas atividades como: distribuição de mudas de espécies nativas, apresentação de peça de teatro, minipalestras, exibição de vídeos, documentários e filmes na Tela Socioambiental, orientações e informações do Prevfogo, campanha de proteção de animais silvestres, demonstração sobre como transformar óleo de cozinha em sabão, jogos pedagógicos para o público infantil e música.
Na programação, que inclui ações das 9h às 15h, também estão previstas exposições sobre a fauna pantaneira, de projetos socioambientais de organizações não-governamentais de MS, do Manual de arborização urbana com espécies dos Cerrados, sobre a Biodiversidade Cerrados e Pantanal, além de apresentação do coral da Escola Adventista de Campo Grande, desfile de moda com material reciclável pela Escola Estadual Riachuelo e lançamento do projeto Roça da Paz, pelo Consulado de Poetas Del Mundo.
Ciclo de Palestras – Na segunda-feira, das 8h às 17h30, acontece no campus da Anhanguera-Uniderp localizado na Rua Ceará o ciclo de palestras Mato Grosso do Sul: meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Os temas abordados são atuais e relevantes para o desenvolvimento do Estado, com enfoque nos biomas Cerrados e Pantanal. O objetivo é aprofundar questões e propiciar ao público acesso a informações nesta área.
A abertura deve contar com a presença do superintendente do Ibama/MS David Lourenço e do reitor da Universidade professor Dr. Guilherme Marback Neto. Às 8h15min, o professor Dr. Neilton Fidélis da Silva, do Fórum Nacional de Mudanças Climáticas, fala sobre o Plano Nacional de Mudanças Climáticas. Às 9h20, será lançado o livro “Impressões do Cerrado e Pantanal: subsídios para observação de mamíferos silvestres não-voadores”, de autoria de Simone Mamede. Às 9h40 serão ministradas palestras do primeiro bloco Água, que englobam os temas: Pagamento de serviços ambientais, História natural do Rio Taquari e Implementações das ações para recuperação do Rio Taquari.
No período da tarde estão programadas mais palestras. No segundo bloco Carbono, das 13h30 às 15h10, serão discutidos os temas: Programa Mais Ambiente, Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL, Pecuária Orgânica e Sustentabilidade Empresarial. No bloco Conservação, serão ministradas palestras sobre: Unidades de conservação de uso Sustentável, Conservar a natureza é um bom negócio, Desenvolvimento integral em comunidades – da vulnerabilidade para a sustentabilidade e Programas de Conservação do Ibama.
O Ciclo de Palestras deve terminar por volta de 17h20. Ainda constam da programação painéis e exposições sobre: Dispersão de poeiras ramiflora por chrysocyon brachyurus, Identidade da EA do Estado do MS: resgate histórico, diagnóstico e mapeamento, Parque Nacional das Emas, e Povos do Pantanal – desenvolvimento integral das comunidades do Pantanal – MS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário