quarta-feira, 16 de junho de 2010

FCMS lança segunda edição do kit difusão musical

Para fortalecer e divulgar a música sul-mato-grossense, o governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), lança na próxima segunda-feira (21), a segunda edição do projeto Kit de Difusão Musical, às 19h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, que fica no Parque dos Poderes. Contendo 100 músicas produzidas em Mato Grosso do Sul, dos mais variados gêneros, o kit será distribuído para rádios, jornais e fundações de cultura do Estado, reduzindo a distância entre estes, os músicos e os ouvintes.

O objetivo é promover a circulação dos produtos musicais do Estado, ampliando o acesso da população ao que melhor se produz na região e ao mesmo tempo apoiando os músicos, instrumentistas, intérpretes e compositores profissionais.

São 50 músicos envolvidos, cada um com duas músicas no kit. Serão distribuídos 2 mil kits, que contemplam um livreto com informações sobre todos os artistas, um cd de áudio com as músicas em MP3 e um cd-rom com releases, fotos e contatos.

Entre os participantes do projeto destacam-se Agemaduomi, Aline Costa, Amambay e Amambaí, Anderson Rocha, Aral Cardoso, Augusto César e Cristiano, Beth e Betinha, Cristiano Kotlinsk, Delay, Dila Alves , Dito Freitas, Edu e Edílson, Elânio, Elinho do Bandoneon, Evelyn Lechuga, Flávio e Jean, Foogha, Freddy, Gabriel Sater, Gisele Sater, Granell, Grass, Batepé, Fama, Grupo Masis Brasil, Jennifer Magnética, Jerry Espíndola, Joe di Souza, Juci Ibanhez, Karina Marques, Kayoás, Maciel Correa, Mandioca Loca, Márcia Cordeiro, Marcos e Mendes, Marina Dalla, Marlene Soria , Muchileiros, Olho de Gato, Orquestra de Violões de Campo Grande, Paulo Sérgio e Adriano, Rafaell Sá, Reis, Replública 5, Rivair e Rivamar, Simona, Skin Nativa, Tostão e Guarany, Vandir Barreto e Wanda Britto. Músicos, radialistas e outros setores da imprensa podem receber o kit no evento, aberto ao público.

Segundo a coordenadora da Assessoria de Projetos da FCMS, Adriane Cação, a difusão da música de Mato Grosso do Sul por meio das rádios do país é uma forma de garantir o acesso da população às produções locais, uma vez que o rádio é o meio de comunicação amplamente difundido, sendo muitas vezes a única fonte de informações e entretenimento para grande parte da população.

“Como um veículo de baixo custo, pequeno porte e programação diversificada, exerce grande incidência na vida diária das pessoas, tanto em zonas urbanas quanto rurais”, argumenta.

A segunda edição do Projeto Kit Difusão Musical, portanto, parte da perspectiva do acesso às produções culturais como direito social. Isso porque esta iniciativa possibilitará à população nacional o conhecimento e informação sobre os bens culturais produzidos em Mato Grosso do Sul.

Além disso, ao registrar o mosaico musical local, o kit contribuirá ainda para a preservação da memória artística e cultural, e da própria história da vida real, contada pelas composições musicais.


Para o presidente da FCMS, Américo Calheiros, este projeto de difusão musical também fomenta a cadeia produtiva da música ao possibilitar o reconhecimento dos artistas de MS. “Este kit é um importante instrumento de divulgação dos nossos músicos por meio da radiofonia brasileira. Esta 2ª edição consolida esta iniciativa que ainda tem a perspectiva de divulgar outras centenas de músicos e compositores que atuam em Mato Grosso do Sul”, finaliza.

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