quinta-feira, 24 de junho de 2010

Projeto CIM promove café cultural esta tarde na capital

Acontece hoje (dia 24), às 14h, na escola Municipal José Rodrigues Benfica, o 2º “Café Cultural” do Projeto CIM – Centro de Documentação Imagem e Memória de Mato Grosso do Sul.

O projeto gerido pela Fundação Barbosa Rodrigues - FBR e pela Secretária Municipal de Educação trabalha este ano, com as escolas da Rede Municipal de Ensino - Reme, a “História da Imigração em Campo Grande/MS”.


O primeiro Café Cultural realizado pelo projeto foi sobre a Imigração Alemã, hoje, será trabalhado junto aos professores e coordenadores da Reme a Imigração Sírio – Libanesa. Para falar sobre o assunto, foram convidadas duas especialistas para proferir palestra, Sra. Sara Figueiró e Sra. Narria Sayeg


De acordo com Adriano Paiva, coordenador do projeto na FBR, a proposta dessas reuniões é referendar os professores com recursos que estão além da leitura. Nesse caso específico, os professores tomarão contato com o depoimento de personagens que vivenciaram o tema escolhido, no caso a imigração para Campo Grande e MS no começo do século XX, quando sírios, libaneses, turcos e armênios, fugindo de conflitos no Oriente Médio, passaram a chegar ao porto de Santos.


Dessa cidade, partiram para o porto de Corumbá, o portal de entrada para o Centro-Oeste e o pólo comercial de Mato Grosso. De lá, dispersaram-se para outras cidades do estado. Muitos outros também chegaram através Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, a qual ajudaram a construir. Mesmo antes de terminada a construção da estrada de ferro, no entanto, já passavam a se dedicar ao comércio, sua principal atividade

As palestras fazem parte do programa pedagógico do CIM, que utilizam desse meio e também de vídeos e textos de apoio para, a cada ano, levarem o tema do projeto para a sala de aula e depois ser encenado no aniversário de Campo Grande e na culminância de fim de ano.

Nenhum comentário: