quinta-feira, 24 de junho de 2010

Qualificação tranforma artesa em mulheres de fibra

Ao receber capacitação em cursos de artesanato, um grupo formado por seis artesãs de Bodoquena, no interior de Mato Grosso do Sul, percebeu que a saída para a uma nova organização produtiva poderia vir da fibra de bananeira e da taboa.

Batizado de “Mulheres de Fibra”, o grupo que iniciou investindo na produção de tapetes de lã percebeu a importância da orientação técnica não só em relação às novas possibilidades que se abriam como para o ingresso no mercado consumidor e mudou radicalmente o foco.

As artesãs investiram na produção de artefatos com qualidade e a abrir espaço de comercialização por meio da orientação do Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma, uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS).

Da produção inicial de tapetes de lã passaram para bolsas, chapéus, garrafas decoradas, carteiras, suportes para pratos e uma grande variedade de outros produtos à base da fibra dos dois vegetais. A produção é vendida na região de Bodoquena e em feiras, nas quais participam por meio do projeto. Hoje, elas buscam aprimorar o trabalho e aumentar o alcance comercial através das dicas de uma especialista em design levada até elas pela iniciativa.

O foco mudou depois de um curso oferecido pelo Senar sobre a confecção de peças artesanais trabalhadas em fibra. “O curso nos ensinou toda a base que precisávamos para começar. Depois, fomos aperfeiçoando a técnica e criando novas peças, novos estilos, como uma rendinha feita com a palha de bananeira que dá um efeito delicado e diferente ao produto”, relata a artesã Alzenira Vieira Peixoto.

Depois desse primeiro apoio recebido com o curso de artesanato, elas precisavam ampliar os canais de comercialização. Foi aí que resolveram procurar os agentes do Território da Reforma, que tem como foco a atuação com pequenos produtores rurais através de assistência técnica e apoio para inserção dos produtos no mercado.

“As artesãs de Bodoquena nos procuraram em uma das reuniões periódicas que realizamos em cada município com os grupos do projeto. Queriam fazer parte do nosso trabalho e então por causa delas, inserimos o artesanato entre as atividades contempladas, pois de início, esta não fazia parte da nossa área de atuação”, lembra o coordenador do projeto, Antônio Minari.

O Senar é uma instituição que atua diretamente com o homem do campo através de parcerias com os sindicatos rurais. Desenvolve ações educativas para o desenvolvimento do trabalhador rural como cidadão e profissional. Os cursos de artesanato com fibra de taboa e bananeira, em seus módulos I e II, estão disponíveis em diversos municípios do Estado. Para julho, estão programadas sete turmas distribuídas pelos municípios de Nova Alvorada do Sul, Bataguassu, Jateí e Paranaíba


Sobre o Território da Reforma

O Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma tem o objetivo de desenvolver os pequenos negócios rurais, fortalecendo a organização, diversificação e sustentabilidade do agronegócio. Tem como metas aumentar a venda de produtos da agricultura familiar no mercado local, gerar novos postos de trabalho, aumentar a renda dos produtores rurais e diversificar as matrizes econômicas.

O Território da Reforma é uma iniciativa da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Desenvolve ações nos municípios de Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracajú, Nioaque, Sidrolândia e Terenos.

Programação de cursos de artesanato

12 a 16/07 – Artesanato em Taboa: Módulo I – preparo da matéria prima – Nova Alvorada do Sul

13 a 17/07 – Artesanato em fibra de bananeira: Módulo I – preparo da matéria prima – Bataguassu


19 a 23/07 - Artesanato em fibra de bananeira: Módulo I – preparo da matéria prima – Jatei

19 a 23/07 - Artesanato em fibra de bananeira: Módulo II – confecção de peças – Bataguassu

26 a 30/07 - Artesanato em Taboa: Módulo I – preparo da matéria prima – Jateí

26 a 30/07 - Artesanato em Taboa: Módulo II – confecção de peças – Nova Alvorada do Sul

27 a 31/07 - Artesanato em fibra de bananeira: Módulo II – confecção de peças – Paranaíba

Nenhum comentário: