terça-feira, 22 de junho de 2010

FCMS e FUNDTUR lançam a 2 edição música do panatanal

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), lança nesta quinta-feira (24), a segunda edição do projeto Música no Pantanal: Cultura e Turismo – Circuito Miranda. A solenidade de lançamento acontece às 9h, na sala Germano de Barros do Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, localizado no Parque dos Poderes. A primeira edição foi realizada em 2008.

O projeto que conta com a parceria de fazendas e pousadas da região de Miranda, pretende reafirmar o elo entre cultura e turismo, reunindo o turista e a população local em volta da música e do artista sul-mato-grossense, proporcionando assim a integração cultural e mais uma oportunidade de vivência com a cultura regional.

A iniciativa contempla 24 apresentações de quatro atrações da música regional: Amambay e Amambaí, Beth e Betinha, Dila Alves e Maciel Correa. Os shows acontecerão em seis fazendas e pousadas, entre elas, Baia Grande, Cacimba de Pedra – Reino Selvagem, San Francisco, Santa Cruz, Santa Inês e 23 de Março. O Circuito mostrará a cultura do Estado aos turistas que freqüentam a região, agentes de viagem e operadoras de turismo, fomentando a economia e o turismo.

“A integração da cultura com o turismo é benéfica para ambas aas áreas. Este é mais uma iniciativa concreta de como essa parceria pode trazer sempre bons resultados”, afirmou o presidente da FCMS, Américo Calheiros. Para a presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brum, essa parceria é fundamental porque o turista não quer apenas conhecer as belezas naturais da região mas também quer ter uma vivência com a alma do povo sul-mato-grossense, retratada em suas diversas manifestações culturais.

Cultura sul-mato-grossense

O caráter plural e multifacetado da cultura sul-mato-grossense tem como fatores o processo de fluxo migratório que teve início no século XVI, a permanência dos povos indígenas, primeiros habitantes, e a sua localização geográfica, na qual o estado faz fronteira com o Paraguai e a Bolívia, além de divisa com cinco estados brasileiros.

O estado foi palco de importantes acontecimentos históricos como a Guerra do Paraguai (1864 – 1870), a construção da estrada de ferro Noroeste do Brasil, na primeira metade do séc. XX e a própria divisão do estado em 1977, fatos que influenciaram diretamente o ritmo da música sul mato-grossense, tornando-a peculiar.

Mato Grosso do Sul teve na pecuária, na extração vegetal e mineral e na agricultura, as bases de um acelerado desenvolvimento econômico. Atualmente o turismo, mais especificamente o turismo rural e ecológico, representa importante fonte de recursos e de desenvolvimento. O Pantanal sul-mato-grossense é procurado por turistas nacionais e estrangeiros, em sua maioria em busca, além das belezas naturais, da vivência, da experiência prática da cultura local.

Mais informações na Assessoria de Projetos da FCMS, no telefone 3316- 9328/9329 ou pelo e-mail: fcmsprojetos@gmail.com.

Nenhum comentário: