quinta-feira, 10 de junho de 2010

FCMS promove curso de video documentario e fotografia

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), deu início nesta segunda-feira (7) à “Oficina de Vídeo Documentário - Módulo I” e ao curso “Introdução à Fotografia”.

A iniciativa integra o Programa Interação, um circuito de cursos de aperfeiçoamento técnico voltado para os profissionais da arte, sejam artistas, técnicos e agentes culturais.



A Oficina de Vídeo Documentário – Módulo I está sendo ministrada até sábado (12), das 13 às 18 horas, na Sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo, pelo doutorando em Cinema Rafael Ciccarinni.

Ele é autor de diversos textos sobre a sétima arte e ensaios sobre a arte comparada e estética em geral. Atua como editor da revista eletrônica “Filmes Polvo” e como colunista da “Revista do Porcão”, de veiculação nacional, onde escreve artigos sobre cinema.



No mês de maio, o ministrante esteve na França, em Cannes, para fazer a cobertura do festival. Ele concluiu, ainda, o Curso de Formação em Cinema na Escola Livre de Cinema, de Belo Horizonte e desde então ministra disciplinas de “História do Cinema”, “Cinema Brasileiro”, “Cinematografias Raras” e “Crítica Cinematográfica”. Ciccarinni fez sua estreia como diretor em 2004, no filme de curta-metragem “O apelo”.



“Este módulo do curso dá ênfase à narrativa documental e apresenta uma visão geral do cinema, desde o seu surgimento. Propõe-se ainda a analisar a evolução do cinema através da história e apresenta o cinema enquanto arte e objeto de estudo com suas significações históricas, filosóficas e psicológicas”, explica o diretor. A carga horária é de 30 horas/aula.

O curso “Introdução à fotografia” é ministrado na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, até sexta-feira (11), pelo publicitário Guilherme Alaia, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Ele é professor do Instituto Internacional de Fotografia de São Paulo e atualmente trabalha com fotografia editorial e publicitária na áreas de arquitetura, beleza, gente e produto.

Tem trabalhos publicados por clientes como Ajinomoto, Bradesco, Parmalat, Philips, Unibanco, UpHair/Daslu, Warner, Editora On Line, United Magazines, entre outras. A carga horária é de 40 horas/aula.

“O Programa Interação é uma importante oportunidade para artistas, técnicos e pesquisadores do campo artístico sul-mato-grossense, pois além de aperfeiçoar seus conhecimentos para o mercado eleva ainda mais a arte e o talento de cada um, possibilitando a troca de valiosas informações entre participantes e ministrantes altamente respeitados em suas áreas de atuação”, afirma Américo Calheiros, presidente da FCMS.

Serviço:
Outras informações sobre o Programa Interação podem ser obtidas na Gerência de Difusão Cultural da FCMS, pelo telefone 3316-9110 ou pelo e-mail do programa: projetointeracao2010@gmail.com

Nenhum comentário: