quarta-feira, 16 de junho de 2010

FCMS participa da mostra de cultura de raiz em Santa Catarina

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), participa no próximo sábado (19) da segunda edição da Mostra de Cultura de Raiz, promovido pelo Codesul Cultural (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), em Florianópolis (SC). A Cultura sul-mato-grossense irá integrar a programação do evento com a música de raiz do compositor Aurélio Miranda e da música fronteiriça de Ciriaco Benites.

A FCMS levará ainda ao evento, o artesanato regional e a culinária do Estado, representada pelo tradicional “Caldo de Piranha”. A iniciativa acontece das 11h às 18h, no Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Souza, que fica na Praça XV de Novembro, 227, centro. A entrada é franca.

A mostra visa a difusão da cultura de raiz, um estilo de vida dos habitantes do interior, e também das capitais, do Brasil e que no evento vai estar representado pelos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

No local haverá uma feira gastronômica com pratos típicos de cada estado participante, ciclo de palestras, shows musicais e a exibição de filmes e vídeos que possam oferecer ao público visitante como se dá o processo de formação da cultura de raiz. Haverá ainda um stand de vendas de CDs e DVDs dos artistas sul-mato-grossenses.

A "Mostra de Cultura de Raiz", uma iniciativa inédita, é uma das ações que resultaram dos laços de integração cultural, entre Mato Grosso do Sul e países do Mercosul, decisivamente incentivadas na gestão do governador André Puccinelli, e que indicou como titular da Comissão Permanente de Cultura, o presidente da FCMS, Américo Calheiros.

No ano passado o evento aconteceu em Curitiba. A idéia é que a cada ano, um dos estados que integram o Codesul sedie a mostra. Em 2010, a previsão que ela ocorra no Rio Grande do Sul.

“Esta oportunidade de integração cultural entre os estados integrantes do Codesul nos permite uma troca muito singular e produtiva. Temos muito em comum e algumas características peculiares de cada região, fato que nos enriquece nete intercâmbio que nos aproxima e nos fortalece”, afirmou Calheiros.

Nenhum comentário: