sexta-feira, 25 de junho de 2010

Espaço da poesia traz Fête dela musique

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realiza nesta sexta-feira (25), à partir das 19h, a quarta edição de 2010 do projeto Espaço da Poesia em parceria com a Aliança Francesa de Campo Grande. Com o tema “Fête de la Musique” (A Festa da Música), as instituições irão dar destaque a este evento criado na França em 1982, pelo então ministro da Cultura Jack Lang, que celebra o primeiro dia do verão (21 de junho) e realiza uma programação oficial divulgada em todo o país.

O projeto “Espaço da Poesia” leva para o terraço do Memorial da Cultura e da Cidadania apresentações em torno da arte literária e seu intercâmbio poético com outras manifestações artísticas. A entrada é gratuita.

Fête de la Musique

“Fête de la Musique” é célebre pelas apresentações musicais realizadas em plena rua e em estilos variados: do jazz à música tradicional, popular e clássica e até mesmo os ritmos exóticos vindos da África, do Brasil e do Caribe, que embalam os franceses até altas horas da madrugada.

Sucesso internacional, fenômeno de sociedade (um selo dos correios foi criado por ocasião da festa em 1998), a festa também é famosa por indicar novas tendências: renovação de músicas tradicionais, do carnaval, explosão de músicas do mundo, desenvolvimento de corais, surgimento do rap e da música techno.

No Brasil, “A Festa da Música” é divulgada pelas Alianças Francesas desde os anos 90. “Na comunidade que aprecia a cultura francesa em Campo Grande, reunida em torno da Aliança Francesa, o evento é aguardado com entusiasmo pelos participantes. Prova disso é o número crescente de participantes a cada ano”, comemora Leandro Cabral, o coordenador de cultura da Aliança Francesa de Campo Grande. Estimulados por seus professores, os alunos da instituição apresentam há dez anos um concerto de música francesa. O evento também é aberto aos artistas da Capital.

Durante este “Espaço da Poesia” temático, haverá a apresentação de canções francesas tradicionais e contemporâneas, da peça teatral "Le Petit Chaperon Rouge", além de declamações de poemas e exibição de vídeos franceses. O evento contará ainda com uma participação especial da musicista Lenilde Ramos.

O Memorial da Cultura e da Cidadania fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 (prédio do antigo Fórum). Mais informações no telefone 3321-0339 ou no site www.aliancafrancesacg.com.br.

Nenhum comentário: