AE
Começou ontem o prazo de inscrições para a terceira e última etapa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) das instituições federais. Os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever até o dia 3.
Nesta etapa, são oferecidas 21.701 vagas em universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Os não selecionados nas fases anteriores devem renovar a inscrição e fazer a opção de curso e de instituição. O resultado será divulgado no dia 5.
Na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que haverá uma lista de espera após esta fase. O candidato não aprovado terá de confirmar o interesse pela vaga no curso no qual disputava vaga. O prazo para manifestar o interesse vai de 9 a 12 de março - durante o período da confirmação de matrícula dos convocados na terceira etapa.
Ao fim das matrículas, a universidade ou instituto federal que ainda tiver vagas não preenchidas poderá fazer chamadas posteriores com base na lista, utilizando a classificação dos estudantes que manifestaram interesse.
As alterações têm o objetivo de evitar a sobra de vagas. O governo esperava que o sistema oferecesse já na segunda etapa apenas vagas residuais. No entanto, após a primeira rodada, restaram mais de 60%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário